As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Intercambista de Moçambique chega a UTFPR Campus Dois Vizinhos

Intercambista de Moçambique chega a UTFPR Campus Dois Vizinhos

Intercambista

A Universidade São Tomás, localizada na cidade de Maputo, Capital do Moçambique, enviou para intercâmbio na UTFPR Campus Dois Vizinhos a aluna Dilma Azira Ismael Carlos, de 20 anos, estudante de Agronomia. Dilma é aluna bolsista do Programa de Incentivo à Formação Cientifica de Estudantes de Cabo Verde e Moçambique (PFCM) e faz parte do acordo assinado entre os dois países. Durante sua passagem pelo Campus a acadêmica será orientada pelo Prof. Dr. Thomas Newton Martin e estudará a parte de grãos e, em especial a variabilidade de genótipos de milho para produção de silagem.

Em entrevista, Dilma contou sobre sua primeira impressão do Brasil, suas motivações e expectativas quanto ao curso. Segundo ela, foi muito bem recepcionada, “as pessoas são muito acolhedoras”, disse ainda conhecer muito da cultura brasileira, já que alguns canais de TV do Brasil são transmitidos normalmente em Moçambique. Também relatou estar entusiasmada com o intercâmbio, o qual terá duração de 60 dias, e que será de grande importância para seu currículo e carreira profissional.

De acordo com informações, Moçambique é um País recente, considerando que sua independência ocorreu em 25 de junho de 1975. Está localizado na costa oriental do Continente Africano, tem como principal fonte econômica a agricultura (de subsistência), seu idioma oficial é a língua portuguesa, a população é multirracial de maioria negra e sua cultura possui ritmos contagiantes (marrabenta) e artistas plásticos de renome.