As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Parceria entre UTFPR Campus Dois Vizinhos e De Bortoli Madeiras gera Pesquisa e Educação Ambiental na Trilha Ecológica

No dia 07 de julho, em atividade conjunta entre a UTFPR, através do Professor Dr. Marcos Aurélio Mathias de Souza, e a empresa De Bortoli Madeiras, representada pelo empresário Aldino Fey e seus colaboradores Waldemar Alves de Medeiros e Osni  Franceschetto, foi implantada uma nova ponte na trilha ecológica do Campus.

A estrutura, inovadora, construída completamente com uso de vigas laminadas de Eucalyptus dunnii, foi doada pelo empresário, colaborando com a manutenção da trilha, que é visitada por muitos alunos das escolas da região, como forma de um aprendizado prático de biologia e educação ambiental; e gera muitas pesquisas, em tecnologia de produtos florestais, ecologia, manejo florestal, silvicultura, topografia, entre outros.

A ponte foi executada totalmente em madeira, renovável e ecológica, pois não utilizou madeiras de nossas matas. Além disso, foi empregada uma tecnologia pouco usual no Brasil, mas muito difundida na Europa e Estados Unidos. Essa técnica consiste na utilização de tábuas de menores dimensões onde, através de colagem são feitas peças maiores e de grande resistência, contribuindo para o aproveitamento de peças de madeiras pouco aproveitadas na serraria.

A estrutura será monitorada, visando avaliar a resistência e durabilidade do material, bem como sua adequação à área.

O projeto da ponte, que será replicado em mais unidades, foi criado em parceria com a Profª Drª Paôla Regina Dalcanal, uma das responsáveis pela área de construções do Campus Dois Vizinhos.