As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Parceria entre UTFPR Campus Dois Vizinhos e fazenda possibilita desenvolvimento de pesquisa (TCC)

Acadêmicos durante a pesquisa.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um projeto orientado por um professor no qual o aluno demonstra os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Neste sentido, os acadêmicos do curso Superior em Zootecnia e bolsistas PET-Zootecnia Diego Vicente Hartmann e Josinaldo Zanotti vem desenvolvendo projetos de pesquisa na Fazenda Dona Elisa, situada no município de Luiziana, Região Noroeste do Estado do Paraná.

A pesquisa do bolsista Diego, orientado do Prof. Dr. Wagner Paris, visa avaliar a “Utilização de uréia protegida em sal mineral na suplementação de bovinos de corte em pastagem de Tifton-85”; já a do bolsista Josinaldo, orientado do Prof. MSc. Magnos Fernando Ziech, busca avaliar a “Produção e o valor nutricional da pastagem de tifton-85 (pastejadas por bovinos de corte)”. Ambos os trabalhos são supervisionados/coordenados pelo proprietário da fazenda, Prof. Dr. Paulo Emílio Prohmann (CESUMAR - Maringá), o qual não mede esforços para dar suporte nas atividades.

A área do experimento possui 11,6 ha constituído de uma pastagem de tifton 85 e o pastejo é realizado por aproximadamente 40 novilhas com idade de 12 meses e peso médio inicial de 250 kg, proveniente do cruzamento genético (½ Red Angus ½ Nelore).

O experimento conta ainda, com o apoio do acadêmico de Zootecnia Renato Marchesan e com a parceria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a qual fornece a estrutura para parte das análises laboratoriais que serão utilizadas na avaliação do valor nutritivo da pastagem.

Além dos resultados científicos a serem observados na pesquisa, o projeto visa agregar aos acadêmicos o conhecimento prático na área da nutrição animal e manejo de pastagem e administração de uma fazenda. A parceria entre universidade e fazenda, permite ainda, aos acadêmicos a possibilidade de estágios e o contato direto com o mercado de trabalho, fatores estes de importância destacada tanto ao sucesso profissional do Zootecnista como a divulgação do Curso e do Campus Dois Vizinhos à comunidade.

Os bolsistas e professores agradecem a UTFPR e ao proprietário da fazenda pelo apoio oferecido à realização do experimento.