Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias UTFPR Campus Dois Vizinhos oferece curso com Ernst Gotsch, pioneiro na implantação de Agroflorestas no Brasil

UTFPR Campus Dois Vizinhos oferece curso com Ernst Gotsch, pioneiro na implantação de Agroflorestas no Brasil

UTFPR Campus Dois Vizinhos oferece curso com Ernst Gotsch, pioneiro na implantação de Agroflorestas no Brasil

Palestra de abertura.

Teve início ontem, 13/09, o Curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAF), ministrado pelo Sr. Ernst Gotsch, um dos pioneiros na implantação de agroflorestas no Brasil, que durante a parte da manhã palestrou sobre suas experiências com SAF’s para universitários, professores, produtores rurais e representantes de diversas entidades presentes na ocasião.

Nascido na Suíça, o produtor rural Ernst Gotsch mora a 28 anos no Brasil, residindo atualmente na cidade de Piraí do Norte, no sul da Bahia. Preocupado com os malefícios da agricultura convencional, desde a década de 70 estuda meios de produção agrícola em ecossistemas naturais.

A idéia de Agrofloresta é a utilização de plantas consorciadas, visando à produção de alimentos e produtos florestais de maneira sustentável e com o mínimo de impactos negativos ao meio. Além de alimentos de qualidade, o Sr. Ernst Gotsch vem provando que através desse sistema é possível produzir em quantidades significativas e sem degradar o ambiente, bastando o conhecimento adequado.

A iniciativa de trazer o ilustre palestrante surgiu de grupo de pesquisa em Agroecologia e Agricultura Familiar, PET - Florestal, bem como de alunos do curso de Engenharia Florestal, que com o apoio da UTFPR Campus Dois Vizinhos tornaram isso possível. Como frutos dessa visita serão implantados modelos agroflorestais nas dependências da UTFPR de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.

O curso será finalizado no dia 15 de setembro e conta com um público de 30 estudantes, sendo 15 alunos da UTFPR-DV e outros 15 de entidades externas.