As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias UTFPR Campus Dois Vizinhos oferece curso com Ernst Gotsch, pioneiro na implantação de Agroflorestas no Brasil

Palestra de abertura.

Teve início ontem, 13/09, o Curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAF), ministrado pelo Sr. Ernst Gotsch, um dos pioneiros na implantação de agroflorestas no Brasil, que durante a parte da manhã palestrou sobre suas experiências com SAF’s para universitários, professores, produtores rurais e representantes de diversas entidades presentes na ocasião.

Nascido na Suíça, o produtor rural Ernst Gotsch mora a 28 anos no Brasil, residindo atualmente na cidade de Piraí do Norte, no sul da Bahia. Preocupado com os malefícios da agricultura convencional, desde a década de 70 estuda meios de produção agrícola em ecossistemas naturais.

A idéia de Agrofloresta é a utilização de plantas consorciadas, visando à produção de alimentos e produtos florestais de maneira sustentável e com o mínimo de impactos negativos ao meio. Além de alimentos de qualidade, o Sr. Ernst Gotsch vem provando que através desse sistema é possível produzir em quantidades significativas e sem degradar o ambiente, bastando o conhecimento adequado.

A iniciativa de trazer o ilustre palestrante surgiu de grupo de pesquisa em Agroecologia e Agricultura Familiar, PET - Florestal, bem como de alunos do curso de Engenharia Florestal, que com o apoio da UTFPR Campus Dois Vizinhos tornaram isso possível. Como frutos dessa visita serão implantados modelos agroflorestais nas dependências da UTFPR de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.

O curso será finalizado no dia 15 de setembro e conta com um público de 30 estudantes, sendo 15 alunos da UTFPR-DV e outros 15 de entidades externas.