As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Expansão na UTFPR Campus Dois Vizinhos

Expansão na UTFPR Campus Dois Vizinhos

UTFPR-DV recebe notícia de aprovação de dois projetos no MDA durante inauguração do Laboratório de Controle Biológico.

Na última sexta-feira (20), foi inaugurado no Campus da UTFPR-DV o Laboratório de Controle Biológico, com recursos viabilizados pelo Grupo Gestor do Território do Sudoeste do Paraná (GGETESPA), pela Secretaria do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na seqüência teve início a I Especialização em controle biológico. A idéia do projeto surgiu em 2007, com o Prof. Dr. Alfredo de Gouvea, Diretor de Graduação e Educação Profissional, que analisando os malefícios do uso generalizado de agrotóxicos no sudoeste do Paraná constatou a necessidade de oferecer outros métodos para a eliminação de pragas, doenças e plantas invasoras, dessa forma amenizando os impactos negativos sobre os seres e o meio ambiente. No Laboratório de Controle Biológico, depois de vencido os devidos procedimentos legais quanto à autorização para funcionamento junto aos órgãos competentes, pretende produzir e distribuir para agricultores familiares do Sudoeste do Paraná parasitóides para o controle de pragas da soja, hortaliças (tomate), culturas anuais (milho, soja, cana-de-açúcar, etc.) e frutíferas (pêssego). Também possui grande importância como ferramenta para a capacitação de agricultores, técnicos e alunos em cursos de extensão, médio e superiores da UTFPR Campus Dois Vizinhos e do curso de Pós-graduação em Agronomia da UTFPR Campus de Pato Branco. Como parte do evento de inauguração do Laboratório de Controle Biológico, o Sr. Adoniram Sanches Peraci, Secretário de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário, ministrou a Aula Magna do curso de Especialização em Controle Biológico e durante sua fala anunciou a aprovação de dois projetos do Campus, onde disponibilizará R$ 100.000,00 para o Projeto de Extensão Universitária denominado “Unidades Demonstrativas de Propriedades de Leite em Pequenas propriedades Rurais” e R$ 250.000,00 para a implantação da “Biofábrica de Agentes de Controle Biológico”. O evento contou com a participação de autoridades locais e regionais, representantes de instituições públicas e da sociedade civil e da imprensa.