As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias UTFPR e SENAR oferecem curso de "Operação e Manutenção de Motosserras"

UTFPR e SENAR oferecem curso de "Operação e Manutenção de Motosserras"

Alunos durante aula prática

A UTFPR Campus Dois Vizinhos juntamente com o SENAR-PR realizou entre os dias 02 e 06 de agosto o curso básico de “Operação e Manutenção de Motosserras”, ministrado pelo instrutor do SENAR Sr. Antonio José Scorupski à acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da universidade.

O curso teve como objetivo mostrar aos acadêmicos a forma correta de se trabalhar com a motosserra, evitando acidentes e manutenções erradas do equipamento. Segundo Scorupski, “trabalhar sem a técnica correta prejudica e muito o desempenho das atividades com a ferramenta”.

Os temas abordados no curso foram: normas e equipamentos de segurança; ferramentas de trabalho; instrução sobre motosserra profissional; demonstração geral de corte; afiação e amaciamento da corrente; manutenção diária, semanal e quinzenal; sensibilidade de corte; derrubada e desgalhamento de árvores e técnicas e cortes especiais.

Outro tema importante trabalhado foi o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), destinado a proteger a integridade física do trabalhador durante suas atividades, neutralizando ou atenuando um possível acidente de trabalho.

No caso da motosserra, os equipamentos obrigatórios são coturno com biqueira de aço, proteção do metatarso (peito do pé), calça ante-corte, luvas e capacete com viseira e abafador. Estes equipamentos evitam lesões ou minimizam a sua gravidade. Em casos de acidentes ou exposições à riscos, também nos protegem contra efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas.