As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias UTFPR e SISCLAF realizam treinamento para coleta de amostras de leite

UTFPR e SISCLAF realizam treinamento para coleta de amostras de leite

Aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto, na UTFPR Campus Dois Vizinhos, um “Treinamento em Coleta de Amostras de Leite para análise Oficial”, através da parceria entre o SISCLAF (Sistema de Cooperativas do Leite da Agricultura Familiar) e a UTFPR, para alunos do curso de Zootecnia selecionados para a bolsa.

O curso ministrado pelo Gerente da PARLPR/APCBRH, Sr. José Augusto Horst, teve como objetivo treinar alunos da UTFPR para que possam atuar fazendo a coleta de amostras de leite para análises físico-químicas em propriedades das cidades de Dois Vizinhos, Itapejara D'Oeste, Coronel Vivida, Mangueirinha, Honório Serpra, São João, São Jorge D’Oeste, Chopinzinho, Nova Esperança do Sudoeste e Francisco Beltrão, ligadas à SISCLAF.

Na primeira etapa do curso os discentes tiveram aula teórica, onde aprenderam como proceder a coleta do leite nas propriedades a serem visitadas. Já o segundo dia foi reservado para a parte prática, com a visita a três propriedades de produtores vinculados à CLAF de Dois Vizinhos. Nessas propriedades, os alunos tiveram a oportunidade de coletar amostras de leite para análise com a orientação do palestrante. Também esteve presente na ocasião o Sr. Cristian Armendaris, médico veterinário da SISCLAF, como representante da equipe técnica.

Futuramente, os bolsistas selecionados da UTFPR irão desenvolver como atividade extracurricular, a coleta de amostras de leite junto às propriedades de pequenos produtores de leite associados à SISCLAF. Essa ação integrada entre as instituições parceiras propicia a confiabilidade dos resultados obtidos nas análises, ao mesmo tempo em que fortalece nos agricultores a necessidade de se utilizar dados da qualidade do leite para apoiar na tomada de decisões na propriedade.