Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Comunicação Comunicação Notícias 2009 dezembro Software “Farejador de plágio” detecta cópias e imitações em monografias

Software “Farejador de plágio” detecta cópias e imitações em monografias

O engenheiro de computação, professor Maximiliano Zambonatto Pezzin, criou o software Farejador de Plágio. O programa é capaz de detectar imitações em trabalhos de conclusão de curso feito pelos alunos e tem auxiliado professores do país a exigir maior qualidade nas peças de graduação e pós-graduação.

Pezzin é professor universitário do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Contestado (UNC), em Concórdia (SC). Ele desenvolveu um programa que submete o arquivo enviado pelo aluno a sites de busca e identifica similaridade com trechos de outros trabalhos. Ao ultrapassar a incidência considerada aceitável, o programa acusa o plágio e a origem da pirataria. O programa mostrou-se tão exitoso que Pezzin resolveu disponibilizá-lo na internet.

O resultado pode ser medido em sua caixa de e-mails. Alunos reclamaram que haviam sido reprovados devido ao Farejador. Já os professores contaram a mudança gradativa de cultura dos alunos, em trocar a simples cópia pela citação e pela criação.

Após reprovar aqueles que haviam copiado até mesmo dissertações de mestrado, Pezzin passou a mostrar o programa aos estudantes, para que pudessem reavaliar o desempenho.

O Farejador de Plágio pode ser baixado sem custo. A versão para teste abre arquivos de até 300 Kb e analisa 50% do arquivo. Quem quiser fazer uso completo do Farejador precisa pagar R$ 19,90. Pezzin trabalha na terceira versão, que inclui buscas em cinco sites. Mais de 2,5 mil downloads para teste já foram realizados.

Contato com o criador: farejadorde-plagio@yahoo.com.br
Site para baixar o programa: br.geocities.com.br/farejador

Atualizado em 07/12/2009

registrado em: