Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Comunicação Comunicação Notícias 2010 janeiro MCT e CNPq lançam edital para fortalecer o sistema de pós-graduação em áreas estratégicas

MCT e CNPq lançam edital para fortalecer o sistema de pós-graduação em áreas estratégicas

— registrado em:

 

Em busca da consolidação e do fortalecimento da pós-graduação brasileira em áreas estratégicas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou novo edital para conceder bolsas de mestrado e doutorado diretamente a orientadores dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes.

Ao todo serão R$ 57,2 milhões, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), divididos em duas chamadas. Para concorrer à Primeira Chamada, os orientadores têm até o dia 08 de fevereiro de 2010 para enviarem suas propostas. As contratações acontecerão a partir de março de 2010; para concorrer à Segunda Chamada, os pesquisadores poderão submeter suas propostas até o dia 17 de maio de 2010. O resultado será divulgado a partir do dia 10 de julho e as contratações ocorrerão a partir de 20 de julho de 2010.

As propostas devem ter o prazo de execução de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado. O pesquisador deve ser vinculado a uma instituição de pesquisa no país, ser orientador de Programa de Pós-Graduação credenciado na CAPES e ter experiência comprovada na formação de recursos humanos e na execução de projetos em pelo menos uma das áreas temáticas do edital.

O edital receberá projetos dentro das áreas estratégicas de:

- Ciências Exatas e da Terra: Matemática, áreas experimentais da Física, Química, Geociências e das Ciência de Materiais, Meteorologia e Mudanças Climáticas;

- Engenharias: Aeronáutica, Computação, Elétrica, Mecânica, Tecnologia da Informação, Microeletrônica, Energia Nuclear, entre outras;

- Agrárias: Agronomia, Engenharia Agrícola, Biotecnologia, Biodiversidade, Produção e Saúde Animal, Defesa Sanitária, entre outras;

- Ciências da Saúde: Fármacos e Medicamentos, Pesquisa Clínica, Terapias Inovadoras e Toxicologia;

- e Interdisciplinares: Nanotecnologia, Mar e Antártica, Trauma e Violência, Segurança Pública e Defesa.

Será destinada uma parcela mínima de 30% dos valores totais do Edital para projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.

Confira o Edital na íntegra:
http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/070.htm


Da Assessoria de Comunicação Social do CNPq


Atualizado em 07/01/2010

Ações do documento