Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

SiSU

UTFPR abre inscrições para cursos de graduação

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), uma das instituições que aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), abrirá inscrições para cursos de graduação nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro. A universidade adotou a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério único para seleção de novos alunos.

Para o primeiro semestre de 2010, serão ofertadas 2.784 vagas em 74 cursos nos 11 campi da UTFPR. Em relação a 2009, quando a instituição ofertou 2.586 vagas, são 198 a mais. As novidades são os cursos de Engenharia Eletrônica, em Campo Mourão; Engenharia da Computação, em Cornélio Procópio; Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental, em Medianeira; e Engenharia Química e Ciência da Computação, em Ponta Grossa.

Confira a relação completa dos cursos de graduação, turnos e vagas, ofertados pela UTFPR para o 1º semestre de 2010 no site www.utfpr.edu.br. Neste endereço, o candidato encontrará todas as orientações necessárias, assim como os links de acesso ao resultado do Enem e para a inscrição no SiSU.

SiSU

O processo seletivo por meio do SiSU será realizado em três etapas. A primeira tem início amanhã e se encerra às 23h59 do dia 3 de fevereiro. No dia 5, será conhecido o resultado e a matrícula poderá ser feita entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Na segunda etapa, os candidatos às vagas remanescentes se inscreverão entre os dias 15 e 20 de fevereiro, conhecerão o resultado no dia 22 e os aprovados poderão se matricular entre os dias 23 e 26 de fevereiro. Há ainda uma etapa suplementar, para preenchimento de vagas remanescentes, com inscrições de 1º a 3 de março, resultado no dia 5 e matrícula entre os dias 9 e 12 de março.

A cada etapa, o candidato poderá se inscrever em uma opção de curso e instituição e o sistema selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com as suas respectivas notas e o número de vagas disponíveis. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte.

Para se inscrever, o candidato deve ir ao portal http://sisu.mec.gov.br e acessar o sistema informando o seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso. Caso o aluno não se recorde de sua senha, o sistema permitirá que a recupere. A partir dessa informação, o sistema importará os dados informados na inscrição ao exame e a nota obtida pelo candidato. Para consultar as vagas disponíveis, basta acessar o menu "Vagas" ou pesquisar pelo campo de busca do portal.

Nesta primeira edição do SiSU, além da UTFPR, 50 instituições públicas oferecem um total de 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Além das instituições federais, sendo 23 universidades e 26 institutos federais de educação profissional, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também selecionarão seus candidatos pelo SiSU. Os interessados em candidatar-se já podem consultar as vagas disponíveis e as instituições participantes.

Nota do Enem

Desde a manhã de hoje, os mais de 2,5 milhões de participantes do Enem 2009 podem consultar o resultado do exame no site do MEC ou na página do Inep. Os desempenhos individuais podem ser acessados com o CPF do candidato e a senha contida no cartão de confirmação ou com o número de inscrição no exame e a senha.

Atualizado em 29/01/2010

registrado em: