Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Comunicação Comunicação Notícias Planejamento e Governança Pública

Planejamento e Governança Pública

Secretário de Estado da Administração e da Previdência ministra aula inaugural de curso de mestrado do Campus Curitiba
Planejamento e Governança Pública

Secretário Luiz Eduardo Sebastiani fala sobre transparência pública e contratos de gestão na aula inaugural do mestrado profissional em Planejamento e Governança Pública

O secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, esteve na noite desta quarta-feira (dia 16) no auditório do Campus Curitiba para ministrar a aula inaugural do curso de mestrado profissional em Planejamento e Governança Pública. O secretário falou sobre transparência pública e contratos de gestão para uma plateia formada por mestrandos, alunos de graduação, servidores, autoridades e convidados.

Para Sebastiani, é fundamental a abertura, pela UTFPR, do curso de mestrado na área de Planejamento e Governança Pública. “Até hoje, no Brasil, só havia cursos muito específicos na área de economia para investigar o setor público. Faltava um na área de governança”, afirmou o secretário, complementando que o mestrado terá um papel importante na qualificação de servidores públicos. “Essa qualificação deverá ter como resultado uma melhoria do serviço público e da atuação do Estado, visto como ente necessário para definir e realizar políticas públicas para a sociedade, que, no caso do Brasil, ainda tem uma estrutura social e econômica desigual, sob os aspectos de renda e região”.

Antes da aula inaugural, foi formada a mesa de honra da solenidade, composta pelo reitor Carlos Eduardo Cantarelli, pelo secretário Sebastiani, que na ocasião estava representando o governador Beto Richa, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Nacamura Junior, pelo diretor-geral do Campus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, Humberto Gamba, pela chefe do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (Dagee), Hilda Alberton de Carvalho, e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Christian Luiz da Silva.

Durante a solenidade, o coordenador do PPGPGP falou sobre o objetivo do mestrado profissional e sobre o expressivo número de candidatos que se inscreveram na primeira seleção do curso. “O mestrado [em Planejamento e Governança Pública] articula a administração pública com o processo de desenvolvimento da sociedade. Por meio dos nossos mestrandos e de suas investigações, o curso vai dar início a um grão que germinará possibilitando uma melhora da administração pública”, disse Christian Silva. Quanto à procura, o coordenador contou que, apesar do curto tempo de divulgação do processo seletivo, 120 candidatos concorreram às 15 vagas ofertadas na primeira turma. “Em setembro, começa novamente o processo de seleção”, informou.

Em seguida, o diretor-geral do Campus Curitiba citou, a respeito do programa, o aval elogioso recebido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já na primeira apreciação do projeto, os professores experientes, o apoio de várias instituições paranaenses e o tema importante, que é a governança pública.

Já o reitor Cantarelli afirmou estar emocionado por causa do momento especial por que passa a UTFPR. “Ontem [terça-feira] estive em Medianeira para ministrar a aula inaugural do mestrado em Tecnologia de Alimentos, realizado em parceria com o Campus Campo Mourão. Também farei a aula inaugural do mestrado profissional em Tecnologia de Alimentos, ofertado pelos campi Francisco Beltrão e Londrina. É difícil não se emocionar vendo esse crescimento da instituição, um dos maiores das instituições federais de ensino superior. Hoje, após a abertura do Campus Guarapuava [no início desse semestre], a UTFPR torna-se a universidade brasileira com o maior número de campi”.

Mestrado profissional

De acordo com o pró-reitor Luiz Nacamura Junior, a UTFPR oferta, atualmente, seis mestrados profissionais. Somente nesse ano, estão sendo iniciados os mestrados profissionais em Engenharia Biomédica, em Tecnologia de Alimentos, em Formação Científica, Educacional e Tecnológica e em Planejamento e Governança Pública. “Com isso, somos a universidade no Paraná que mais oferece esse tipo de mestrado. Ofertar vários cursos nesse formato é uma característica que alguns órgãos governamentais, como Capes e CNPq, esperavam que a UTFPR desenvolvesse, por conta de sua trajetória e especificidade como Universidade Tecnológica”, explicou o pró-reitor.

O mestrado em Planejamento e Governança Pública inicia-se com uma turma formada por 15 alunos regulares e dois alunos especiais e é voltado para profissionais que já possuem algum vínculo. O objetivo, com isso, é possibilitar que os mestrandos melhorem a gestão pública, aplicando o conhecimento e as técnicas adquiridas no curso em suas rotinas de trabalho.

Na primeira turma, quatro alunos são servidores da UTFPR. Há também funcionários do Estado, da Universidade Federal, de prefeituras municipais, da Caixa Econômica Federal e do Tribunal Regional Eleitoral.

No corpo de professores, há 10 docentes ligados ao Dagee, sendo que a maioria possui experiência no serviço público desempenhando atividades não relacionadas exclusivamente com o ensino e em sala de aula.

O mestrado profissional é, para o coordenador do programa de pós-graduação, a consolidação dos cursos de especialização ofertados pelo Dagee na área de gestão desde 2001, entre eles a especialização em Gestão Pública Municipal, oferecida desde o ano passado.

Mais informações sobre o mestrado, como área de atuação e linhas de pesquisa, estão disponíveis na página do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública.

Atualizado em 17/03/2011

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter.