As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Comunicação Comunicação Notícias Professor do Campus Apucarana vence prêmio Benvirá de Literatura

Professor do Campus Apucarana vence prêmio Benvirá de Literatura

O professor do Campus Apucarana, Oscar Fussato Nakasato, é o vencedor do primeiro Prêmio Benvirá de Literatura. O resultado foi anunciado na última segunda-feira (14). O prêmio foi lançado durante a última Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com o objetivo de promover a produção literária nacional. Ao todo, 1.932 inscrições foram recebidas de autores de todo o Brasil que enviaram originais inéditos de ficção.

O romance de autoria de Nakasato, intitulado Nihonjin, foi selecionado por unanimidade e a obra será publicada, em abril, pela Editora Saraiva, com o selo Benvirá. Além da publicação, o autor receberá R$ 30 mil.

“Esse romance é, antes de tudo, uma competente reconstrução histórica da imigração japonesa, tema pouco presente em nossa literatura. Sua força literária está não apenas na linguagem direta e sem firulas, nos personagens e nos conflitos marcantes, mas também no poder de comover o leitor”, relatou a comissão julgadora (formada por José Luiz Goldfarb, Nelson de Oliveira e Ana Maria Martins), em nota oficial.

Foram selecionadas, inicialmente, 140 obras que passaram por nova depuração, até a lista final. Os jurados tiveram à disposição todos os originais para chegar à sua escolha. “A decisão sobre o vencedor foi unânime”, afirma o coordenador da comissão, José Luiz Goldfarb.

Sobre a obra:

O romance Nijohin conta a vida de Hideo Inabata, japonês orgulhoso de sua nacionalidade, que chega ao Brasil na segunda década do século XX e passa por dificuldades de adaptação. Com o passar do tempo, arrepende-se por ter sido intransigente com o filho Haruo, que assumiu a brasilidade e morreu assassinado após a Segunda Guerra, e com a filha Sumie, que abandonou o marido japonês para fugir com um brasileiro.
O narrador, neto do protagonista e filho de Sumie, empresta voz e visão contemporânea à transformação do avô. É uma história particular, que mostra a origem multicultural do Brasil em tempo em lugares ainda pouco explorados na literatura brasileira e mesmo nos livros de História. E ao mesmo tempo é um conto universal, em que até o mais duro ser humano se dobra às mudanças imperiosas do lugar, do tempo e do coração.

Sobre o autor:

Oscar Fussato Nakasato, que é neto de imigrantes japoneses, nasceu em 1963, na cidade de Maringá. Seus avós (paternos e maternos) se instalaram em fazendas de café no interior de São Paulo para trabalhar como colonos, na esperança de enriquecer e retornar ao Japão, o mesmo pano de fundo histórico de seu romance. Desfeito o sonho de voltar ao país natal, a família Nakasato migrou para o interior do Paraná, onde adquiriu um sítio.
Preocupados com a educação escolar dos filhos, seus pais transferiram-se para Maringá.

Nakasato cursou Direito por dois anos e meio de na Universidade Estadual de Maringá - UEM, e acabou trocando pelo curso de Letras, na mesma Instituição. Fez Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, e depois Doutorado em Literatura Brasileira, ambos na Universidade Estadual Paulista, campus de Assis. Hoje é professor de Literatura e Linguagem no Ensino Médio e Superior no Campus Apucarana da UTFPR. É casado e pai de dois filhos, e há 4 anos reside com a família em Apucarana.

Em 1.999, foi premiado com os contos “Alô” e “Olhos de Peri” no Festival Universitário de Literatura, promovido pela Xerox do Brasil e Editora Cone Sul. Em 2.003, venceu o Concurso Literário da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, edição 2.003, Prêmio Especial Paraná, com o conto “Menino na árvore”.

Nihonjin é seu romance de estreia.

Com informações da Benvirá

Atualizado em 15/02/2011

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter.