Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Comunicação Comunicação Notícias Reuniões com instituições francesas podem resultar em novos acordos de cooperação com a UTFPR

A diretora de Relações Interinstitucionais da UTFPR, Maria Cristina de Souza, participou de uma reunião com representantes da Escola Nacional de Ciências Aplicadas e Tecnologia (Enssat) e do Instituto Universitário de Tecnologia, em Lannion, na França, durante essa semana.

No encontro, foi discutido um novo acordo de cooperação entre as instituições francesas, que fazem parte da Universidade de Rennes 1, e a UTFPR.  Foi acertado que, a partir de 2012, será proposto um projeto conjunto no Brafitec, além de assinatura de acordos de cooperação, em nível de graduação e pós-graduação, até o mês de fevereiro, para que, no segundo semestre, seja possível dar início a  mobilidade acadêmica.

O Braficet tem o objetivo de apoiar a cooperação bilateral entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação, as iniciativas para aproximação de estrutura e conteúdos curriculares e de metodologias de ensino nos dois países. A duração é de dois anos.

Participaram do encontro pela Enssat: o diretor Jean Christophe Pettier; o diretor assistente, Pascal Bernard; a representante do escritório de Relações Internacionais, Stephane Balac; a assistente acadêmica da diretoria, Helen Dubois; o diretor do laboratório Foton, Jean Claude Simone; o professor assistente no laboratório TS12M, Claude Cariou.  Pela IUT estavam: o diretor Phillipe Anglade; a diretora assistente Monique Thual; a representante do escritório de relações internacionais, Michele Nedelec,; a responsável pelos estágios, Anne Isabelle Llante; e o professor na IUT e ex-aluno da UTFPR, Luiz Poffo.

Reunião Insa Lyon

A diretora da UTFPR também participou de uma reunião com a responsável pela mobilidade de estudantes da América Latina para o Insa de Lyon - escola de engenharia francesa -, Marta Gutierrez, e a diretora de relações internacionais da instituição, Marie Pierre Favre, e os professores Enrique Albarracin e Guy Athanaze.

Os dois professores apresentaram a proposta de um projeto em conjunto com a UTFPR e uma universidade mexicana, na área de Matemática, para a abertura em dois anos de um mestrado entre as três instituições.

Insa de Lyon e a UTFPR

O relacionamento da UTFPR com o Insa de Lyon teve origem durante o Congresso Internacional de Engenharia Matemática e Sociedade (ICMES 2009), realizado em Curitiba, em 2009. Na ocasião, a professora Sani de Carvalho Rutz da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) do Câmpus Ponta Grossa, conheceu os professores do Insa de Lyon, Enrique Sánchez Albarracín e Guy Athanaze.

Após o congresso, os professores foram convidados a participar da segunda edição do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (II SINECT), organizado pelo PPGECT, em 2010. No mesmo ano, o Insa de Lyon submeteu um projeto (projeto MIRA) a agências francesas de financiamento e obteve autorização para trabalhar juntamente com o PPGECT. O projeto acontece no âmbito de um acordo entre o Estado do Paraná e a região Rhône-Alpes, na França.

Além disso, na França, há o projeto de cooperação acadêmica regional com a América Latina e Caribe, o Prefalc. Em razão disso, teve início a discussão de uma parceria entre o Insa e a Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (BUAP), no México. Os professores Sanchez e Athanaze colocaram também a UTFPR, em diálogo com a Buap, para a parceria.

Entre os dias 03 e 11 de dezembro, a professora Sani Rutz da Silva e o professor André Koscianski (também do PPGECT da UTFPR) participaram de reunião de trabalho na cidade de Puebla, no México, com os professores franceses do Insa de Lyon e vários professores da BUAP. Como resultado do encontro, dois projetos entre as instituições foram discutidos: o eMaths e o Prefalc.

O eMaths tem o objetivo de criar materiais de apoio para ensino de Cálculo nos cursos de Engenharia, a partir de uma abordagem multicultural e buscando as visões pedagógicas de cada país (México, França, Brasil).

Já a proposta do Prefalc visa, a longo prazo, a criação de um mestrado internacional com dupla ou tripla titulação (México, Brasil, França). Inicialmente o projeto prevê que professores saiam de seus países para ministrar cursos em uma das Instituições participantes (UTFPR, BUAP, Insa de Lyon). No caso da UTFPR, esses cursos serão integrados dentro do PPGECT por mecanismos como validação de créditos pelo colegiado. O ensino presencial acontecerá em semanas concentradas, sendo complementado por videoconferências e outros instrumentos facilitadores para EAD (Educação a Distância).

Uma nova reunião de trabalho com os responsáveis pelo projeto nas três instituições será realizada em 2012.

Atualizado em 15/12/2011

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter.