Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Campus Curitiba inaugura sua segunda sede instalada no Ecoville
Sede Ecoville

Cantarelli e Zaki Akel, acompanhados de outras autoridades, descerram placa do bloco B

O Campus Curitiba inaugurou na última sexta-feira (dia 20) a sua segunda sede, instalada no Ecoville. Durante a cerimônia, também foram inaugurados os blocos A e B. A solenidade teve início às 17h e contou com a participação de servidores, alunos, autoridades e convidados.

Estiveram presentes na cerimônia o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, os reitores da UFPR e do IFPR, Zaki Akel e Irineu Colombo, o vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Marco Aurélio Visintin, que representou o governador Beto Richa, o coordenador do Procon-PR, Jorge Luiz de Paula Martins, que representou o prefeito Luciano Ducci, o diretor-geral do Campus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, e o ex-vereador  de Curitiba José Gorski.

Durante seu pronunciamento, o diretor-geral do Campus Curitiba agradeceu às pessoas envolvidas no projeto da implantação da sede Ecoville e destacou a importância da instalação. “Este espaço é essencial para o Campus, pois a sede central não tem mais condições de dar continuidade ao processo de crescimento da instituição. Desejamos que essa sede possa trilhar com sucesso o mesmo caminho da sede central”, disse Schiefler, que, quebrando o protocolo, convidou o professor Cezar Augusto Romano – do primeiro departamento a se instalar na sede Ecoville, o Departamento Acadêmico de Construção Civil (Dacoc) – para dizer algumas palavras.

De acordo com Romano – que era chefe do Dacoc em 2007, quando houve a decisão do departamento de ir para a nova sede –, a mudança está relacionada à busca de novos horizontes para desenvolver um espaço de referência da construção civil. “Nossa intenção é trabalhar para até 2020 sermos reconhecidos nacional e internacionalmente como referência na área da construção civil em Curitiba”.

O ex-vereador José Gorski, que atuou durante a década de 90 na busca por novos terrenos para o então Cefet-PR e por recursos para a instalação da nova unidade, disse se sentir realizado. “Quando iniciei o trabalho para conseguir espaço e recursos para o Campus, eu não imaginava que ia chegar a esse ponto em tão pouco tempo”, afirmou.

O reitor do IFPR, Irineu Colombo, deu parabéns à UTFPR, que, segundo o professor, é exemplo de empreendedorismo. Já o reitor da UFPR, Zaki Akel, falou sobre o “momento de ouro” pelo qual a educação está passando. “A UTFPR inaugura hoje uma casa nova; uma nova universidade, a Unila, se instala; a UFPR também é um canteiro de obras; o IFPR se espalha pelo Estado. Hoje, com muita satisfação, vemos esse momento de crescimento das instituições de educação”, destacou.

Cantarelli, por sua vez, lembrou da última visita que havia feito à sede, na semana anterior à inauguração. “Fiquei emocionado com a transformação que vi aqui. Encontrei alunos, laboratórios em funcionamento, atividades acadêmicas dando vida a esse espaço. Com certeza, em breve teremos uma nova sede qualificada, referência não só na universidade, mas em todo o país”.

Após os pronunciamentos, o reitor Cantarelli entregou um exemplar do Livro do Centenário da UTFPR para o ex-vereador José Gorski. Em seguida, foram descerradas as placas inaugurais da sede Ecoville, do bloco A e do bloco B.

Sede Ecoville

A nova sede Ecoville, do Campus Curitiba, está situada em dois terrenos, doados pelo governo do Estado, com área total de 58 mil metros quadrados. Sua ocupação foi iniciada em 2000, com a construção dos dois primeiros pavimentos do bloco A. Com os recursos provenientes do Reuni, tornou-se viável a construção de novos blocos e a instalação da infraestrutura necessária para a transferência para a sede Ecoville de todo o Dacoc e de parte das atividades do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (Daqbi). As aulas regulares de cursos técnicos e de graduação na nova sede começaram no início do semestre letivo, no dia 28 de fevereiro de 2011.

Além do Daqbi e do Dacoc, outro Departamento Acadêmico deverá se mudar para a sede Ecoville. Para garantir isso, a UTFPR já conta com recursos para construção de mais 13 mil metros quadrados.

Os blocos inaugurados somam 10.540 metros quadrados de área construída. O bloco A tem 5.068 metros quadrados, quatro pisos, 19 laboratórios e 22 salas de aula. O bloco B tem 5.472 metros quadrados, quatro pisos, sete salas administrativas, Restaurante Universitário, biblioteca, miniauditório, duas salas de videoconferência, 21 salas de aula e dois laboratórios.

Atualizado em 24/05/2011

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter.