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UTFPR digital

Reitor firma acordo para fim do papel em documentos institucionais com assinatura eletrônica

Na tarde desta quarta-feira (21), foi firmado o termo de cooperação para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) entre a UTFPR e o Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) do Governo Federal. Este já foi o primeiro documento assinado eletronicamente pela UTFPR e realizado pelo reitor Luiz Alberto Pilatti. O encontro foi realizado via videoconferência entre as duas instituições. 

assinatura digital

O SEI é uma ferramenta que faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e permite produzir, editar, assinar e tramitar processos e documentos dentro de toda a instituição. O objetivo é reduzir custos, integrar os sistemas, reduzir tempo e alinhar os serviços.

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, componentes de uma comissão designada para implantação do sistema na UTFPR receberam treinamento sobre a utilização do sistema. A previsão é de que até julho do próximo ano o SEI já esteja em funcionamento na instituição.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) e foi adotado pelo Governo Federal para ser utilizado por diversos órgãos públicos. Um dos que já utiliza o sistema é o Ministério Público Federal que, com o SEI, conseguiu uma economia de R$ 1 bilhão. Outros exemplos são o Ministério da Integração Nacional com economia de R$ 2 milhões e a Universidade Nacional de Brasília (UNB) - pioneira na implantação nas instituições de ensino superior- de R$ 600 mil.

Atualmente, mais de 27 instituições de ensino superior, incluindo institutos e universidades federais, já implementaram ou estão em processo de implementação do sistema. 

Atualizado em 22/12/2016 

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