Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Comunicação Comunicação Notícias UTFPR é parceira em programa de formação de gestores dos Espaços Cidadãos

UTFPR é parceira em programa de formação de gestores dos Espaços Cidadãos

UTFPR é parceira em programa de formação de gestores dos Espaços Cidadãos

Carlos Eduardo Cantarelli, no lançamento da 2ª turma do programa de formação continuada dos gestores dos espaços cidadãos. Foto: Fernando Ogura / SEAE

O assessor de educação aberta da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, participou no dia 07 de março do lançamento da 2ª turma do programa de formação continuada para gestores dos Espaços Cidadãos, realizado no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar. A UTFPR é uma das instituições parceiras da Secretaria para Assuntos Estratégicos do Estado do Paraná e da Celepar no desenvolvimento do curso.

Além de Cantarelli, participaram do lançamento o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o pró-reitor da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, o coordenador de políticas públicas do Sebrae, Luiz Marcelo Padilha, e a gerente de educação profissional tecnológica do Senai, Vanessa Sorda Frason.

O curso de formação para gestores, que tem carga horária de 48 horas, é ensinado na modalidade a distância e dividido em cinco módulos: Gestão e Uso do Espaço Cidadão; Gestão de Atendimento ao Público; Gestão do Processo de Inclusão Digital; Gestão do Uso de Serviço Eletrônico; e Gestão do Acesso à Formação e Qualificação. Os certificados são assinados pela UFPR. Fazem parte desta segunda turma mais de 400 gestores de 212 municípios paranaenses. 

No primeiro programa de formação continuada, que aconteceu em junho de 2016, 288 gestores de 238 municípios paranaenses foram capacitados.

Os Espaços Cidadãos, que fazem parte do Cidadania Digital – programa do governo estadual que visa promover a inclusão e a emancipação digital em todo o Estado –, são locais físicos e virtuais, que funcionam como centros de inclusão. Neles, os cidadãos podem utilizar gratuitamente a internet, fazer cursos de aperfeiçoamento profissional e acessar os serviços oferecidos pelo Governo do Estado. No Paraná, há 397 espaços, localizados em 338 municípios.

Desde 2006, os Espaços Cidadãos foram usados cerca de 3,5 milhões de vezes no Estado. Nesse período, os paranaenses fizeram pesquisas escolares, buscaram emprego, utilizaram os serviços públicos e completaram cursos de formação. Só em 2016 foram mais de 50 mil usos, segundo dados da coordenaria do Programa Espaço Cidadão.

Os cidadãos podem encontrar as capacitações ofertadas pelos Espaços Cidadãos no site da Secretaria para Assuntos Estratégicos (www.seae.pr.gov.br).

Atualizado em 14/03/2017

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter e no facebook.


Ações do documento