Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Comunicação Comunicação Vigília de Editais 52/2011 - Parcerias universitárias na área da engenharia

52/2011 - Parcerias universitárias na área da engenharia

Edital é divulgado pela Capes no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras

“A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes divulgou em 31/10/2011 o edital nº 41/2011, que trata da seleção de parcerias universitárias na área de engenharia para o Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec).
O programa, com base no convênio assinado entre a Capes e a Confèrence des Directeurs d´Écoles et Formations d'Ingénieurs - CDEFI, está no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras e tem como objetivo fomentar parcerias institucionais em todas as especialidades de engenharia, estimulando o intercâmbio de estudantes de graduação entre Brasil e França.

Aqueles que preencherem os requisitos para candidatura descritos no edital devem fazer a inscrição, até 14 de dezembro, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulários de inscrição e o envio de documentos eletrônicos descritos no edital. Dúvidas de ordem técnico-computacional e solicitações referentes ao formulário eletrônico serão atendidas unicamente pelo e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br .

A seleção se desenvolverá em quatro fases, todas de caráter eliminatório, sendo elas análise documental, análise de mérito, priorização das propostas e reunião conjunta. A divulgação do resultado está prevista para fevereiro de 2012 e o início das atividades a partir de março de 2012.

Está prevista a aprovação de até 15 projetos, podendo haver alteração do quantitativo mediante decisão em reunião conjunta entre as agências e disponibilidade orçamentária. Cada proposta de projeto de parceria universitária deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos, conforme critérios de avaliação das duas agências.

Aos projetos aprovados estão previstos benefícios como missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio.”

A CAPES estará presente no EURO-PÓS, o salão de Pós-Graduação na Europa que será realizado em 19 e 20 de novembro, em São Paulo. Os estudantes que visitarem seu estande poderão se informar sobre as novas possibilidades de intercâmbio do Programa Ciências Sem Fronteiras e também sobre os diversos acordos de mobilidade universitária entre o Brasil e a França e a Europa.
Saiba mais sobre o Euro-Pós: http://www.euro-pos.com.br/

Mais informações pelo e-mail brafitec@capes.gov.br