Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Diretorias de Gestão Diretoria de Gestão da Avaliação Institucional SIAVI - Sistema de Avaliação Institucional

SIAVI - Sistema de Avaliação Institucional

Flexa VerdeSistema de Avaliação Institucional - link
Flexa Verde SIAVI - Artigo sobre informatização
Flexa Verde Membros

SIAVI

"A UTFPR, como CEFET-PR ou ETFPR, desde 1966, avalia o dos seus professores e técnicos-administrativos.
Mesmo quando uma Instituição não possui um programa formal  de desempenho ou quando o possui com característica fatorial, as decisões sobre os servidores fundamentam-se análise da atuação profissional, na qualidade dos resultados e na demonstrada no exercício do cargo. É natural que, realizada essa análise tenda ao subjetivismo pela ausência de ou de uma orientação sistematizada.
A partir de 2002, sob a ótica da administração de recursos humanos, avaliação de desempenho da UTFPR aboliu a avaliação unilateral e por oferecer uma avaliação multilateral. É sabido que isso não basta a implantação de uma política tão complexa e mobilizadora.
A decisão pressupõe algo maior: a necessidade de envolver os em compromissos com a Universidade e com a educação, direcionando os para o cumprimento da missão da Instituição, a partir de um e metodológico.
Esse programa constitui-se num processo de avaliação, ou seja, deve servir de parâmetro para avaliar a Instituição, avaliar e avaliar chefias, além de ter, como caráter pedagógico, constante reavaliação de todo o processo.
Sob esse enfoque, a avaliação de desempenho é etapa de um que está intimamente relacionado às atividades de planejamento gestão de  com as dimensões da qualidade e da pluralidade.
É preciso assegurar a continuidade do processo e sua efetividade garantir aquilo que a UTFPR sempre fez de melhor: formar profissionais do ponto de vista tecnológico e, principalmente, do de vista tecnológico e, principalmente, do de vista humanístico." (introdução do Manual de Avaliação de Desempenho do Servidor)

O SIAVI, Programa informatizado para avaliação na UTFPR, foi idealizado em meados de 2009 pela Gestão de Recursos Humanos integrada com o então Programa de Desenvolvimento Continuado do Servidor (hoje DIRAV - Diretoria de Gestão da Avaliação Institucional) e realizado pela Equipe de Informática da UTFPR.

Em 2011, passou a ser efetivamente usada depois de vários testes. Neste interim tornou-se necessário uma forma de gerenciamento que abrangesse todo programa filtrando as alterações sugeridas de forma que nenhuma afetasse negativamente o programa como um todo.

Para isso foi criada uma comissão através da Portaria nº 746 de 25 de maio de 2011, cuja função é a análise permanente dos processos de avaliação da UTFPR e das alterações no SIAVI - Sistema de Avaliação Institucional da UTFPR, com vigência de 26.05.11 a 31.12.12.

Membros:

- ISAURA ALBERTON DE LIMA, então Diretora de Gestão da Avaliação Institucional – DIRAV ,Presidente da CPA – Comissão Própria de Avaliação e Presidente desta Comissão

-ALVARO PEIXOTO DE ALENCAR NETO, Assessor para Graduações e Ensino a Distância, Vice-Presidente da CPA e desta Comissão

-ROZANA MARIA DE HOLANDA PINTO, Secretária de Desenvolvimento de Pessoas e Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho dos Servidores

-RICARDO KARVAT, Assessor para Educação Profissional de Nível Básico e Técnico e Ensino Médio e Presidente da Comissão de Avaliação Permanente do Docente pelo Discente ano de 2011

-SONIA ANA CHARCHUT LESZCZYNSKI, então Chefe do Departamento de Educação

-RAQUEL KOLITSKI STASIU, Chefe do Departamento de Sistemas de Informação

-SANDRA REGINA CHIOCCARELLO, secretária.