Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

 

Comunicação Organizacional

Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Apresentação do curso
Competências e Habilidades Esperadas do Egresso
Reconhecimento
Coordenação
Disciplinas
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratórios
Site do curso - Planos de Ensino - Matriz Curricular

 

O que é este curso e como ele desenvolvido:

O Bacharelado em Comunicação Organizacional visa disponibilizar ao mercado de trabalho um profissional com competências em comunicação organizacional, adequado à realidade do desenvolvimento tecnológico, e inserido no contexto social e humano. Para tanto, o projeto do Curso, desenvolvido de forma a propiciar a interdisciplinaridade entre os cursos da UTFPR, reúne disciplinas que propiciam ao seu aluno a compreensão do importante papel do agente de comunicação na organização à qual esteja vinculado. O Bacharelado em Comunicação Organizacional, ao explorar aspectos técnicos, políticos e econômicos da comunicação organizacional, contribui para o aprimoramento do planejamento de projetos e das diferentes atividades ligadas à área de comunicação.

O Bacharelado em Comunicação Organizacional tem por objetivo formar profissionais capazes de gerir e administrar as novas exigências da comunicação organizacional, frente às expectativas da comunidade e/ou organização para a qual estejam trabalhando.

Entendendo os processos de comunicação interna e externa como fatores indispensáveis para a conquista tanto da competitividade quanto da respeitabilidade social de toda e qualquer organização, esses profissionais, formados para gerenciar atividades de publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, marketing, comunicação oral, pesquisa científica, cerimonial e protocolo em eventos e políticas da comunicação, além de outros segmentos do conhecimento concernentes à proposta do Curso, serão capazes de, ao reconhecer o importante papel de agente social inerente aos processos da comunicação, desenvolver pensamentos e práticas estratégicos que colocarão a organização em papel de destaque diante de seus públicos-alvo.

Esses profissionais deverão estar aptos a entender os processos de comunicação interna e externa como meios de democratizar a informação, a fim de gerar segurança e confiabilidade nas organizações para as quais trabalharem.

 

Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

  • Planejar e desenvolver as políticas de comunicação da organização;
  • Desenvolver programas de comunicação interna e externa;
  • Gerenciar a comunicação em situações de crise;
  • Definir os objetivos, públicos e mensagens prioritárias de comunicação da organização;
  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias, sendo capaz de mobilizar tais referenciais em análises críticas da realidade;
  • Dominar as linguagens habitualmente empregadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, produção e interpretação, o que envolve o domínio da técnica;
  • Empregar corretamente a língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área;
  • Refletir criticamente sobre as práticas profissionais do campo da comunicação
  • Elaborar diagnósticos, prognósticos e estratégias para o aperfeiçoamento das relações interinstitucionais e de valorização do aspecto humano das organizações;
  • Formular estratégias políticas voltadas para o aprimoramento dos setores de atividades públicas ou privadas, que tenham o bem público como base, como atividades de Terceiro Setor e Comunicação Pública;
  • Desenvolver procedimentos de relações com a imprensa, sintonizados com natureza específica do ramo de atuação da organização;
  • Gerenciar a produção de publicações internas e externas, técnicas e comemorativas, para os diversos públicos da organização;
  • Planejar e organizar pequenos, médios ou grandes eventos do mundo organizacional;
  • Planejar, gerir e tomar decisões profissionais sobre campanhas, projetos e atividades da área de Comunicação das organizações.

 

Apresentação do curso:

  • Titulação Conferida: Bacharel em Comunicação organizacional;
  • Modalidade do curso: Curso Regular de Formação Específica;
  • Duração do Curso: Integralização mínima em 4 anos (8 períodos, sendo cada período um semestre) e máxima em 7 anos (14 períodos);
  • Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas: Comunicação; Comunicação Organizacional;
  • Regime Escolar: Seriado semestral com matrículas por disciplinas, respeitados os pré-requisitos e correquisitos existentes;
  • Número de vagas oferecidas por semestre: 44;
  • Turnos previstos: Ofertado em alternância no 1º período semestre à noite e no 2º semestre pela manhã;
  • Ano e semestre de início de funcionamento do curso: 2014/01;
  • Ato de Reconhecimento: Autonomia universitária;

Processo de Ingresso: Conforme Deliberação nº 04/2009 Conselho Universitário da UTFPR (UTFPR 2009b), a seleção dos candidatos será pelo aproveitamento do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), adotando o Sistema Único de Seleção Unificada (SISU).

Competências e Habilidades Esperadas do Egresso:

O Bacharel em Comunicação Organizacional é o profissional com competências e habilidades para gerenciar a comunicação dos mais variados tipos de organizações. Habilitado para planejar e implementar ações de comunicação interna e externa, em ambientes virtuais ou não, o comunicador organizacional atua em agências, organizações do terceiro setor, não governamentais, movimentos sociais e veículos de comunicação e em organizações de grande, pequeno e médio porte dos mais diversos setores da economia. Com autonomia intelectual para compreender o mundo das organizações em seus diferentes contextos, este profissional tem uma atuação comprometida com a ética, com a inovação e com a democratização da informação.

 

Perfil esperado do futuro profissional:

Um profissional com autonomia intelectual para compreender as organizações em seu caráter social, cultural e político, capaz de desenvolver soluções de comunicação para contextos variados, e habilitado para a elaboração e gestão de políticas de comunicação que integrem diferentes formas e produtos de comunicação.

 

Áreas de Atuação:

As transformações do cenário mundial e o surgimento de novas tecnologias impõem constantemente aos profissionais de comunicação novos desafios, porém surgem, também, oportunidades.

O curso, conforme proposto, permite aos seus egressos uma gama de oportunidades a partir da amplitude adotada para a comunicação social. Assim, forma profissionais dotados de competências e habilidades para atuarem em diversas organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, como executivos e gestores de comunicação, assessores de imprensa, analistas de comunicação interna e externa, analistas de marketing, assessores políticos, redatores, diretores de criação, atendimento e executivos comerciais, consultores, profissionais liberais, além de toda uma gama de novas profissões com a utilização cada vez maior da web. Na área do ensino, podem os referidos bacharéis iniciarem a sua formação para posteriormente atuar, caso invistam na formação continuada, como professores, pesquisadores, escritores ou conferencistas, pois o bacharelado incentiva desde o princípio o despertar para a pesquisa e para o ensino continuado.

 

Coordenadora: Elza Aparecida de Oliveira Filha
E-Mail: comut-ct@utfpr.edu.br
Telefone: 0 XX (41) 3310-4595
Fax:
0 XX (00) 0000-0000


Disciplinas

Disciplinas/Unidades curriculares Carga horária
1º PERÍODO
Comunicação Oral e Escrita 30
Projeto 1 45
Comunicação Organizacional 1 60
Comunicação e Criatividade 45
Legislação e Comunicação 60
Metodologia de Pesquisa 45
Gestão Mercadológica 60
SUBTOTAL 345
2º PERÍODO
Atividades Complementares 180
Projetos 2 60
Língua e Comunicação 60
Linguagem Visual 1 45
Comunicação Organizacional 2 60
Comunicação Mercadológica 45
História da Comunicação no Brasil 60
SUBTOTAL 510
3º PERÍODO
Projeto 3 60
Criação Publicitária 60
Fotografia 45
Comunicação Organizacional 3 60
Redação Jornalística 60
Pesquisa Mercadológica 45
Diagnóstico Organizacional 30
SUBTOTAL 360
4º PERÍODO
Projeto 4 60
Linguagem Visual 2 45
Editoração 45
Teoria da Comunicação 1 45
Jornalismo Organizacional 60
Antropologia e Comunicação 60
Introdução à Economia 60
SUBTOTAL 375
5º PERÍODO
Audiovisual 60
Teoria da Comunicação 2 45
Planejamento da Comunicação 60
História das Ideias no Brasil 60
Elaboração e Gestão de Projetos 60
Organização de Eventos 60
SUBTOTAL 345
6º PERÍODO
Análise do Discurso 60
Cibercultura 60
Comunicação e Gestão de Crises 60
Cultura e Sociedade 45
Tecnologia e Sociedade 60
Governança Pública e Corporativa 45
SUBTOTAL 330
7º PERÍODO
Trabalho de Conclusão de Curso 1 60
Ética e Comunicação 60
Psicologia da Comunicação 60
Gestão Estratégica 60
Gestão do Conhecimento 30
Estágio Curricular Obrigatório 400
SUBTOTAL 670
8º PERÍODO
Trabalho de Conclusão de Curso 2 60
Tópicos Especiais em Linguagens 60
Tópicos Especiais em Comunicação 60
Crítica Cultural 60
Tópicos Especiais em Humanidades 60
SUBTOTAL 300
Total de Carga Horária Obrigatória 3040
Total de Optativas 120
Total de Eletivas 60
Carga Horária Total do Curso 3220
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Tópicos Especiais em Linguagem 60
Tópicos Especiais em Comunicação 60
Tópicos Especiais em Humanidades 60
Gestão da Comunicação em Plataformas Digitais 60
Branding 60
Diversidade e Comunicação nas Organizações 30
Comunicação e Experiência Estética 60
Comunicação e Política 60
Pratica de Texto 60
Poetics in Contemporary Photografhy 30


Laboratórios: