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Licenciatura em Física

Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Regime
Diploma
Reconhecimento
Coordenação
Disciplinas
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratórios
Site do curso - Planos de Ensino - Matriz Curricular

 


 

O que é este curso e como ele é desenvolvido:

O Curso de Licenciatura em Física tem como objetivo formar profissionais para atuarem como professores de Física. O professor de Física é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve, em suas atividades docentes, ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e, através de uma transposição didática adequada, possibilitar aos seus alunos o acesso ao saber e fazer científico e tecnológico. Ele será formado para planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física e elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais. A trajetória formativa do licenciado em Física leva em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como as novas possibilidades que vêm emergindo nas últimas décadas, tais como aquelas demandadas pela pesquisa em Ensino de Física e de Ciências, atividades para as quais esses profissionais também têm preparação.
O Curso de Licenciatura em Física foi projetado para oito semestres letivos, com aulas prioritariamente no período da tarde. A organização de sua estrutura curricular prevê que o aluno tenha contato com disciplinas de Física (Mecânica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Óptica, Mecânica Quântica, Relatividade, etc.) de Matemática (Cálculo, Álgebra, Geometria, etc.), de Educação (Didática, História da Educação, Filosofia da Educação, etc.), dentre outras, de forma que, ao concluir o curso, ele terá uma sólida base em Física e em Educação, garantindo a formação de um profissional docente de alta qualidade.
O grande diferencial na organização do curso de Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR reside nas disciplinas denominadas Projetos de Ensino. Distribuídas ao longo do curso praticamente desde o seu início, são disciplinas que oferecem uma oportunidade para que os alunos, futuros professores, desenvolvam suas habilidades em transformar o conhecimento específico de Física em conhecimento escolar destinado ao Ensino Fundamental e Médio, onde atuarão como docentes. Além disso, característica da formação da UTFPR, as disciplinas terão um forte  omponente de atividades em laboratório.
O currículo prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo foco deve ser a pesquisa ligada à experiência dos alunos enquanto professores de Física em formação.

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Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

  • professor de Física de Ensino Médio e últimas séries do Fundamental;
  • professor de cursos à distância;
  • elaboração de material didático e de apoio, nas suas diversas formas de apresentação;
  • capacitação de outros profissionais;
  • pesquisa e produção em grupos multidisciplinares;
  • professor de Ensino Superior.

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Duração do curso:

04 anos

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Regime:

Semestral

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Diploma:

Licenciado em Física

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Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 77/08 – COEPP, de 15/08/08.
Reconhecimento protocolado.

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Coordenação:

Coordenador: Adilson Camilo de Barros
E-Mail: acbarros@utfpr.edu.br
Telefone: 0 XX (41) 3310-4812
Fax:
0 XX (00) 0000-0000

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Disciplinas

Disciplinas / Unidades Curriculares Carga Horária
1º PERíODO
Fundamentos de Física 90
Cálculo Diferencial e Integral 1 90
Fundamentos de Física Experimental 60
Filosofia e História da Física Clássica 30
Comunicação Oral e Escrita 30
Fundamentos Sociológicos da Educação 30
História da Educação 30
SUBTOTAL 360
2º PERíODO
Mecânica 1 90
Matemática 1 90
Didática 30
Metodologia do Ensino de Física 1 60
Teorias da Aprendizagem 30
Psicologia da Educação 45
SUBTOTAL 345
3º PERíODO
Mecânica 2 90
Cálculo Diferencial e Integral 2 60
Metodologia da Pesquisa em Educação 45
Educação Tecnologia 30
Metodologia do Ensino de Física 2 60
Projetos de Ensino em Mecânica 60
SUBTOTAL 345
4º PERíODO
Oscilações, Ondas e Acústica 90
Cálculo Diferencial e Integral 3 60
Química 75
Pesquisa em Ensino de Física 30
Projetos de Ensino de Mecânica 2 60
Optativa 1 30
SUBTOTAL 345
5º PERíODO
Fluidos e Termodinâmica 90
Cálculo Diferencial e Integral 4 60
Laboratório de Informática 60
Filosofia e História da Física Moderna 30
Políticas Educacionais e Gestão Escolar 45
Projetos de Ensino em Oscilações, Ondas e Acústica 60
Estágio Supervisionado 1 60
SUBTOTAL 405
7º PERíODO
Ótica 90
Teoria Eletromagnética 60
Fundamentos da Teoria da Relatividade E Física Quântica 90
Política Científica e Tecnológica 30
Projetos de Ensino em Eletricidade e Magnetismo 60
Trabalho de Conclusão de Curso 1 60
Estágio Supervisionado 3 135
SUBTOTAL 525
8º PERíODO
Mecânica Quântica 60
Física e Tecnologia 60
Projetos de Ensino em Física Moderna 60
Projetos de Ensino de Ótica 60
Optativa 2 30
Trabalho de Conclusão de Curso 2 60
Estágio Supervisionado 4 180
Atividades Complementares (Distribuídos em todos os semestres) 180
SUBTOTAL 510
Total de Carga Horaria Obrigatória 3 320
Total de Optativas 120
Carga Horária Total do Curso 3 440
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Mecânica Analítica 60
Biofísica 60
Introdução a Linguagem C 60
Astronomia e Astrofísica 60
Tópicos em Espectroscopia 60
Fotônica 60
Ciências Ambientais 60
Dinâmica Não-Linear 60

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Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

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Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

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Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

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Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

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Laboratórios

 

Laboratório: Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Física

Sala:
Área de atuação: pesquisa e desenvolvimentos de novas metodologias de ensino de física.
Área Física: 20m²
Equipamentos:

Laboratório de Ensino de Física

Sala:
Área de atuação: pesquisa e desenvolvimentos de novos materiais para o ensino de física.
Área Física: 20m²
Equipamentos:

Laboratório de Laser

Sala:
Área de atuação: ótica
Área Física: 50m²
Equipamentos:
Monocromador; LASER de argônio; LASER de He-Ne; Microcomputador 386; Impressora matricial; Isolador vibracional; Mobiliário de suporte.

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