Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

 

Licenciatura em Letras-Inglês

Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Regime
Diploma
Reconhecimento
Coordenação
Disciplinas
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratórios
Site do curso - Planos de Ensino - Matriz Curricular

 


 

O que é este curso e como ele é desenvolvido:

A proposta do Curso de Licenciatura em Letras Inglês é formar profissionais habilitados para ministrar aulas de língua inglesa na rede regular de ensino ou instituições especializadas de ensino de inglês. O egresso também estará apto a ensinar a língua portuguesa para estrangeiros, atendendo a uma crescente demanda do mercado de trabalho.

Além da formação para a docência, o licenciado também poderá atuar em outros contextos em que o conhecimento dos conteúdos de língua, linguística e literatura de língua inglesa e portuguesa como línguas estrangeiras seja exigido. 

O curso propiciará para os egressos uma dinâmica capaz de ampliar as oportunidades de construção de conhecimento através da pesquisa, análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica.

Topo


Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

  • ministrar aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental;
  • ministrar aulas de língua inglesa no Ensino Médio;
  • ministrar aulas de língua inglesa no Ensino Superior;
  • ministrar aulas de língua inglesa em cursos diversos de institutos de línguas;
  • ministrar aulas de língua portuguesa para falantes de outras línguas em cursos diversos de institutos de línguas;
  • ministrar aulas de língua portuguesa para falantes de outras línguas em cursos de nível superior (como, por exemplo, no Convênio Internacional com a Universidade de La Sabana, Colômbia);
  • atuar em assessorias técnicas;
  • participar de atividades editoriais (como edições escolares, por exemplo);
  • atuar como revisor de textos e assessor cultural;
  • atuar como tradutor.

Topo


Duração do curso:

04 anos

Topo


Regime:

Semestral

Topo


Diploma:

Licenciado em Letras-Inglês

Topo


Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 083/15 – COGEP, de 10/11/15.
Aguardando processo de reconhecimento.

Topo


Coordenação:

Coordenadora: Regina Helena Urias Cabreira
E-Mail: urias@utfpr.edu.br
Telefone: 41 (00) 3310-4595
                41 (00) 3310-4597

Topo


Disciplinas

Disciplinas / Unidades Curriculares Carga Horária
1º PERíODO
Língua Inglesa – Elementar 90
Fundamentos e Crítica da Literatura 60
Linguística Geral 60
Prática de Ensino em Produção Textual em Língua Portuguesa 60
Linguagem e Tecnologia 45
Introdução à Pesquisa em Linguagem – Semipresencial 60
História da Profissão Docente 30
SUBTOTAL 405
2º PERíODO
Atividades Complementares 200
Língua Inglesa – Básico 1 90
Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglês 1 45
Introdução à Literatura Ocidental 60
Estudos do Texto 60
Estudos de Tradução 1 60
Psicologia da Educação 45
Pesquisa em Educação 30
SUBTOTAL 590
3º PERíODO
Língua Inglesa – Básico 2 60
Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 2 45
Cultura e Literatura Brasileira 60
Fonética e Fonologia 60
Prática de Linguística Aplicada ao Ensino 45
Políticas Educacionais e Gestão Escolar 45
Didática 1 30
SUBTOTAL 345
4º PERíODO
Língua Inglesa – Intermediário 1 60
Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 3 45
Literatura em Língua Inglesa 1 60
Estudos de Variação Linguística 60
Estudos da Tradução 2 45
Metodologia de Ensino e Tecnologia 45
Educação Inclusiva e Diversidade 45
SUBTOTAL 360
5º PERíODO
Língua Inglesa – Intermediário 2 60
Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 4 45
Literatura em Língua Inglesa 2 60
Estudos de Gramática 60
Ensino de PFOL 1 60
Prática de Ensino e Tecnologia 1 60
Libras 1 30
SUBTOTAL 375
6º PERíODO
Língua Inglesa – Avançado 1 60
Literatura em Língua Inglesa 3 60
Estudos do Sentido 60
Ensino de PFOL 2 60
Estágio Curricular Obrigatório 1 135
Libras 2 30
SUBTOTAL 405
7º PERíODO
Língua Inglesa – Avançado 2 60
Prática de Ensino e Tecnologia 2 60
Estágio Curricular Obrigatório 2 135
Trabalho de Conclusão do Curso 1 90
SUBTOTAL 345
8º PERíODO
Estágio Curricular Obrigatório 3 135
Trabalho de Conclusão do Curso 2 90
SUBTOTAL 225
Total de Carga Horária Obrigatória 3 050
Total de Optativas 390
Total de Eletiva 90
Carga Horária Total do Curso 3 530
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Literatura em Língua Inglesa 60
Estudos dos Sons da Fala 60
Tecnologias, Formação Docente e Letramentos 60
Português para Falantes de Outras Línguas - PFOL 60

 

Topo


Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

Topo


Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

Topo


Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

Topo


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

Topo


Laboratórios

 

Laboratório

Sala: NS01
Área de atuação: pesquisa e educação profissional
Área Física: 21m²
Equipamentos: 12 computadores..

Laboratório:

Sala: NS02
Área de atuação: pesquisa e educação profissional
Área Física: 21m²
Equipamentos: 12 computadores.

O Laboratório de Línguas do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras, do curso de Letras Inglês se divide em dois ambientes:

a) Laboratóro de Prática e Análise Linguística do DALEM – PRAAL (NS01).

b) Estúdio de coleta e análise de dados – ECAD (NS02).

Ambos os laboratórios passaram a funcionar, oficialmente, no dia 27 de maio de 2011.

O PRAAL é um laboratório com isolamento acústico e composto de uma cabine acústica. Já o ECAD, é um laboratório composto de doze computadores completos, sendo que cada um acompanha um fone de ouvido. Ele é usado como laboratório de prática e análise linguística e como sala de aula.

Desde 2011, ambos os laboratórios desenvolvem, como principal função, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de linguística, literatura e ensino de língua materna e estrangeira, seguindo os critérios de prioridade a seguir:

a) Atividade de ensino do curso de Letras;

b) Atividade de pesquisa desenvolvida por alunos dos programas PIBIC e PIBID no Curso de Licenciatura em Letras Inglês;

c) Atividade de pesquisa desenvolvida por professor do DALEM;

d) Atividade de pesquisa e extensão desenvolvida por professores e alunos do Grupo de Pesquisa “Estudos dos Sons da Fala”, “Fonética Forense” e outros;

e) Atividade de extensão desenvolvida por professor do DALEM;

f) Atividade de monitoria por alunos do Curso de Licenciatura em Letras oferecido pelo DALEM.

Topo