Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

 
Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Pró-Reitorias Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional - PROGRAD Catálogo de Cursos da UTFPR Curitiba Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA)

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA)

Sumário

Histórico
Coordenação
Site do Programa
Área de concentração
Linhas de pesquisa
Corpo docente
Disciplinas e ementas


Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) foi criado em 2009. O Mestrado Profissional em Computação Aplicada é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da UTFPR. É o único mestrado profissional gratuito do Brasil na área de Computação e o único mestrado profissional na área de Computação em atividade na região Sul do Brasil. A organização acadêmica do curso foi pensada para que os alunos possam continuar a trabalhar durante a realização do mestrado. Público-alvo: graduados em cursos de nível superior nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Computação e áreas afins, como Engenharias, Matemática, Estatística, etc. ou ainda graduados em outras áreas com experiência comprovada de atuação profissional na área de Computação.

O curso está estruturado em um conjunto de disciplinas básicas e um conjunto de disciplinas específicas, conforme a linha de pesquisa associada ao projeto de cada aluno. Além destas são ofertadas disciplinas complementares, relacionadas às áreas de pesquisa e desenvolvimento, e de inovação. Incluem-se neste caso gestão de projetos, empreendedorismo e métodos quantitativos em Ciência da Computação experimental. Esta última disciplina objetiva apresentar os fundamentos metodológicos da pesquisa relacionada à Tecnologia da Informação, incluindo-se aí aspectos qualitativos e quantitativos. Além disto, o aluno deverá realizar um projeto de dissertação de mestrado, cujo desenvolvimento é acompanhado por meio de seminários obrigatórios. O acompanhamento do aluno será uma prioridade, visando manter os prazos previstos no cronograma de desenvolvimento do curso.

Topo


Coordenação

Coordenador:

Email: ppgca-ct@utfpr.edu.br

Topo


Site do programa

http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br

Topo


Área de concentração

 

Área de Concentração: Engenharia de Sistemas Computacionais

A área de concentração do mestrado profissional proposto é a Engenharia de Sistemas Computacionais que abrange a pesquisa sobre a concepção, construção, avaliação e otimização de sistemas computacionais - que automatizam a realização de atividades através do processamento de informações - assim como as questões relacionadas ao hardware, software, informações, fatores humanos, métodos e documentação. No caso do mestrado em questão, em todos os estudos o foco está centrado na transferência de tecnologia para o setor produtivo, com o aproveitamento das idéias advindas da academia e sua aplicação a casos concretos, oriundos de demandas do setor produtivo.

Topo


Linhas de Pesquisa

 

Sistemas Embarcados

O objetivo desta linha de pesquisa é aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis ao desenvolvimento de Sistemas Embarcados. Os estudos envolvem a arquitetura destes sistemas, muitas vezes distribuída e heterogênea, o uso de sistemas operacionais especializados, reativos e de tempo-real, e o emprego de sistemas reconfiguráveis e implementação de firmware.

 

Engenharia de Software

Nesta linha de pesquisa são investigados processos, métodos, técnicas e ferramentas ou tecnologias empregadas em atividades de desenvolvimento de software, desde o levantamento de requisitos e especificações até a realização de testes e validação, passando pelas etapas relacionadas ao desenvolvimento propriamente dito.

 

Sistemas de Informação

Esta linha tem por objetivo pesquisar os recentes avanços científicos e tecnológicos que podem ser incorporados aos sistemas de informação complexos. Nesta linha se incluem estudos sobre o desenvolvimento de projetos e sistemas colaborativos, modernas técnicas de armazenamento e extração de informação, uso da informação e construção de sistemas em processos decisórios, e o projeto e construção de sistemas para ambientes não-convencionais, tais como a web semântica e serviços web, geo-referenciados e bio-inspirados.

Topo


Corpo docente

Adolfo Gustavo Serra Seca Neto
Alexandre Reis Graeml
Anelise Munaretto Fonseca
Carlos Raimundo Erig Lima
Celso Antonio Alvez Kaestner
Cesar Augusto Tacla
Gilda Maria Friedlaender
Gustavo Alberto Giménez Lugo
Heitor Silvério Lopes
Jean Marcelo Simão
João Alberto Fabro
Laudelino Cordeiro Bastos
Leyza Baldo Dorini
Luiz Nacamura Junior
Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer
Murilo Vicente Gonçalves da Silva
Myriam Regattieri de B. da S. Delgado
Paulo Cézar Stadzisz
Roberto Cesar Betini
Robinson Vida Noronha
Robson Ribeiro Linhares
Tânia Mezzadri Centeno

Topo


Disciplinas e Ementas

 

1. Algoritmos e Estruturas de Dados (CABS-001)
Ementa: Cadeias e Processamento de Cadeias. Estruturas de Dados Lineares e suas Generalizações: Listas Ordenadas, Listas Encadeadas, Pilhas e Filas. Árvores e suas Generalizações: Árvores Binárias, Árvores de Busca e Árvores Balanceadas. Espalhamento (hashing). Algoritmos para Pesquisa e Ordenação.
2. Arquitetura de Computadores para Sistemas Embarcados (CASE-001)
Ementa: Conceitos de arquitetura de computadores. Modelos de instruções e arquiteturas de memória interna e externa. Características de sistemas embarcados. Conceitos de arquitetura para sistemas embarcados: uso de memória, desempenho, consumo, tamanho, etc. Padrões de barramentos em aplicações embarcadas. Tecnologias de memória. Arquiteturas especiais para sistemas embarcados.
3. Computação Reconfigurável (CASE-003)
Ementa: Dispositivos Lógicos Reconfiguráveis. Computação reconfigurável. Sistemas de desenvolvimento de projeto. Programação baseada em modelos gráficos. Algoritmos implementados em computação reconfigurável.
4. Data Warehousing (CASI-001)
Ementa: Definição e características de um Data Warehouse. Data Mart. Processamento de Transações em Tempo-real - OLTP (Online Transaction Processing) - e Processamento Analítico em Tempo-real - OLAP (Online Analytical Processing). Granularidade de Dados. Mapeamento do Modelo Orientado a Objetos para o Modelo Relacional. Modelagem Relacional e Modelagem Multidimensional. Bancos de Dados Multidimensionais. Projeto de Data Warehouse. Aplicações de Data Warehousing.
5. Empreendedorismo (CACP-003)
Ementa: Conceitos e características do empreendedor e intraempreendedor. As características do empreendedor: liderança, criatividade, atualização, visão de organização, senso de oportunidade, persistência. O empreendedor e o mercado. Oportunidades de negócios; criatividade aplicada à inovação. Noções de administração financeira. Custos. Apresentação de casos reais. Experiências de projetos inovadores que deram certo. Inovação como fator diferencial: inovação do produto, de serviço e tecnológica. Plano de Negócio. Desenvolvimento de proposta inovadora e criativa.
6. Engenharia de Requisitos (CABS-003)
Ementa: Conceitos e Histórico. Estudo de Viabilidade. Categorias de Requisitos: do usuário, do sistema, requisitos funcionais e não-funcionais. Levantamento de Requisitos. Análise de Requisitos. Especificação. Gerenciamento. Rastreamento. Verificação e Validação. Documentação.
7. Estudos Avançados em Engenharia de Software (CAEA-001)
Ementa: A definir, abrangendo tópicos avançados de interesse na área de Engenharia de Software.
8. Estudos Avançados em Sistemas de Informação (CAEA-003)
Ementa: A definir, abrangendo tópicos avançados de interesse na área de Sistemas de Informação
9. Estudos Avançados em Sistemas Embarcados (CAEA-002)
Ementa: A definir, abrangendo tópicos avançados de interesse na área de Sistemas Embarcados.
10. Gestão de Projetos de Software (CACP-002)
Ementa: Definições e conceitos sobre projetos. Introdução aos conceitos do PMBOK. Habilidades-chave no gerenciamento de projetos. Aplicando o PMBOK no planejamento e acompanhamento de projetos (escopo, prazo, custos). Ciclos de vida de projeto de software. Execução e re-planejamento de projeto. Métodos e técnicas para levantamento de requisitos. Métodos, técnicas e ferramentas de planejamento e controle de projetos de software. Fatores técnicos e humanos da gestão de projetos de software. Qualidade de software: revisão e teste. ISO 9126 e ISO 12207. Modelos CMM e CMMI. SWEBOK (Software Engineering Body of Knowledge). Métricas de software.
11. Metodologias Ágeis para o Desenvolvimento de Software (CAES-001)
Ementa: Introdução às Metodologias Ágeis. Software ágil: valores e princípios fundamentais. Principais Práticas das Metodologias Ágeis. Exemplos de Metodologias Ágeis.
12. Métodos Quantitativos em Ciência da Computação Experimental (CACP-001)
Ementa: Tratamento de dados experimentais: medição, sumarização estatística, apresentação e interpretação de dados experimentais. Carga de trabalho: caracterização e análise. Métricas apropriadas para a pesquisa em ciência da computação. Projeto experimental efetivo.
13. Mineração de Dados (CASI-002)
Ementa: O problema da explosão de dados. Introdução à mineração de dados (data mining). O processo de descoberta do conhecimento e mineração de dados e suas etapas. Data mining, data warehousing e OLAP. Funcionalidades: regras de associação, classificação, agrupamento (clustering), detecção de desvios. Estudos de algoritmos para descoberta de conhecimento e mineração de dados. Aplicações potenciais.
14. Programação Avançada (CABS-002)
Ementa: Programação Orientada a Objetos. Programação Orientada a Componentes - Stardard Template Library. Programação Orientada a Padrões. Programação Orientada a Eventos. Programação Visual (Formulários e Objetos Gráficos). Programação Concorrente (Linhas de Execução ou Threads).
15. Programação para Ambiente Web (CASI-004)
Ementa: Conceitos de Orientação a Objetos. Criação de Classes e Objetos. Tratamento de Erros. Sockets. Ambiente WEB. Desenvolvimento de Páginas Dinâmicas. Web Services.
16. Projeto de Software (CABS-004)
Ementa: Processos de desenvolvimento de software. Modelagem de requisitos. Modelagem estrutural de software. Modelagem de interações de componentes de software. Modelagem comportamental baseada em estados. Linguagem UML.
17. Sistemas Colaborativos (CASI-003)
Ementa: Conceitos e terminologia. Processos de interação, cooperação, negociação. Características de CSCW. Suporte à cooperação e privacidade. Workflow e groupware: classificação e arquiteturas. Interfaces para sistemas de Groupware. Communityware e Software Social. Mecanismos de Interação, Coordenação, Organização, Negociação, Votação. Implicações éticas e legais. Tipos de aplicações.
18. Sistemas Operacionais Tempo-Real (CASE-002)
Ementa: Fundamentos de RTOS : Real Time Operating Systems. Tipos e arquiteturas de RTOS. Gerenciamento de processos, tarefas, memória, timer e interrupções. Desenvolvimento de software e concorrência em RTOS. Configuração e customização de RTOS. Práticas de configuração de RTOS e desenvolvimento de firmware.
19. Testes, Verificação e Validação de Sistemas (CAES-002)
Ementa: Conceitos e Histórico da Engenharia de Testes. Testes durante o ciclo de vida de software. Plano de Testes. Projeto de Testes. Implementação de Testes. Execução de Testes. Gerenciamento de Testes. Ferramentas de Suporte a Testes. Documentação. Verificação e Validação de Sistemas. Sistemas da prova. Checagem de Modelos. Análise estática de código.

Topo