As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Tecnologia em Comunicação Institucional

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Regime
Diploma
Reconhecimento
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Diplomação
Site do curso - Planos de Ensino - Matriz Curricular

O que é este curso e como ele é desenvolvido:

O Tecnólogo  em  Comunicação  Institucional,  proveniente  do  Curso  Superior  de Tecnologia  em  Comunicação  Institucional  -  CTCOM,  é  o  profissional  de  nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar, com técnica e tecnologia, o ramo da comunicação institucional interna e externa, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação, com consciência ética de seu papel social no fomento da democratização da informação.
O CTCOM tem duração de 2.400 horas. Do 1º ao 5º semestre, o aluno faz 39 unidades curriculares que aliam a teoria à prática.  A partir do 3º período, pode-se iniciar o Estágio Curricular Obrigatório (400 horas). No início do 4º período, pode-se iniciar o Trabalho de Conclusão de Curso, que deve ser concluído no 6º período (200  horas).  Ao  longo  do  Curso,  ocorrem  as  Atividades  Complementares obrigatórias. O Curso tem em sua totalidade 2.600h.

Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

• Planejar,    elaborar    e    implementar    política    de    comunicação    para empresas/instituições.
  • Identificar e definir públicos-alvos para a comunicação interna e externa da empresa/ instituição.
  • Mensurar   resultados   da   política   de   comunicação   desenvolvida   pela empresa/instituição.
  • Criar  e  editar  publicações  internas  para  colaboradores  e  externas  para clientes ou consumidores( jornais; informativos;murais; manuais; catálogos; revistas, revistas comemorativas, home pages, folders etc).
  • Gerenciar a comunicação interna/externa em situações de crise.
  • Planejar e organizar pequenos, médios ou grandes eventos, como recepções, palestras, cursos, apresentações, congressos, feiras, workshops e seminários.
  • Desenvolver Manual de Procedimentos para relações com a imprensa.
  • Acompanhar  e  analisar,  nos  noticiários  local,  nacional  e  internacional, matérias referentes à empresa/ instituição.

Duração do curso:

2,5 anos

Regime:

Semestral

Diploma:

TECNÓLOGO   EM   COMUNICAÇÃO   INSTITUCIONAL.  Cargo  Profissional Ocupado, segundo o Código Brasileiro de Ocupações - CBO -, editado pelo Ministério   do   Trabalho   e   do   Emprego:   Gerente   de   Comunicação, código 1423-10.

Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 83/03 – COENS, de 14/11/03.
Reconhecimento Portaria MEC  n° 356/08.
Renovação de Reconhecimento Protocolado

Total de Optativas 00
Carga Horária Total do Curso 2 496

Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Tecnologia e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e socialmente o estudante à sua futura atividade profissional, para que sua futura absorção pelo mercado de trabalho seja facilitada.

Trabalho de Conclusão de Curso

É uma unidade curricular obrigatória nos Cursos Superiores de Tecnologia e tem como objetivo principal o desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos e teorias adquiridas durante o curso, estimulando o espírito empreendedor através da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos e processos e também na resolução de problemas existentes no setor produtivo e na sociedade.

Laboratório: LAB E-001

Sala: E-001
Área de atuação:
Área Física: 00m²
Equipamentos:
Televisor Gradiente, 29??, tela plana,DVD Philips,15 Computadores (Processador Intel Core 2, 3.00 GHz,1 GB de Memória RAM,HD de 80 GB, Windows XP), LHA DE EDIÇÃO (3 Computadores Equipados com: Processador Intel Core 2 Quad, 2.67 GHz, 2 GB de Memória RAM, HD de 500GB, Placa de Captura Pinnacle Edição de Vídeo Digital Studio - MovieBox Ultimate 710 USB, Windows 7, Monitores AOC  21,5, widescreen, tela LED), Televisor Samsung 29” tela plana.