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Licenciatura em Educação do Campo

Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Regime
Diploma
Reconhecimento
Coordenação
Disciplinas
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratórios
Site do curso - Planos de Ensino Matriz Curricular

 


O que é este curso e como ele é desenvolvido:

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo atende à demanda formulada pelo Ministério da Educação, por meio do Edital n° 9, de 29 de abril de 2009. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos, em consonância com as entidades representativas do segmento agrário e educacional do sudoeste do Paraná, teve neste edital a oportunidade de oferta da sua primeira turma nesta modalidade de curso.
O Curso tem como objeto a escola de Educação Básica do Campo, com ênfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Pretende formar e habilitar profissionais para atuar na educação fundamental e média nas escolas do campo, jovens pertencentes às comunidades do campo que tenham concluído o Ensino Médio e/ou pessoas que estejam atuando em outras atividades educativas não escolares junto às populações do campo. O curso tem a intenção de preparar educadores para uma atuação profissional que vai além da docência, dando conta da gestão dos processos educativos que acontecem na escola e no seu entorno.
Simultaneamente, o curso pretende contribuir para a construção coletiva de um projeto de formação de educadores que sirva como referência prática para políticas e pedagogias de Educação do Campo. Dessa forma, insere-se num esforço de afirmação da Educação do Campo como política pública, em um processo de construção de um sistema público de educação para as escolas do campo.
A matriz curricular desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente, organizando os componentes curriculares em quatro áreas do conhecimento: Linguagens (expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, Artes, Literatura); Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza e Matemática, e Ciências Agrárias.
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo oferece aos estudantes a opção de escolha de habilitação em Ciências da Natureza e Matemática ou Ciências Agrárias. Cada estudante poderá optar pela habilitação em uma delas, na qual será certificado. Assim, será ofertada uma turma com duas habilitações.
A organização curricular prevê etapas presenciais (equivalentes a semestres de cursos regulares) em regime de alternância entre Tempo/Espaço Escola-Curso e Tempo/Espaço Comunidade-Escola do Campo, tendo em vista a articulação intrínseca entre educação e a realidade específica das populações do campo, bem como a necessidade de facilitar o acesso e a permanência no curso dos professores em exercício, ou seja, evitar que o ingresso de jovens e adultos na educação superior reforce a alternativa de deixar de viver no campo. Entende-se por Tempo-Escola os períodos intensivos de formação presencial no campus universitário e, por Tempo-Comunidade, os períodos intensivos de formação presencial nas comunidades camponesas, com a realização de práticas pedagógicas orientadas.
A carga horária total prevista é de 3960 horas/aula, integralizadas em oito etapas (semestres) presenciais de curso.

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Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

Os alunos formados no Curso de Licenciatura em Educação do Campo poderão atuar, de acordo com o Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996, nas seguintes funções:
- Na docência na educação básica – séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso: Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Agrárias.
- Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo.
- Na gestão de processos educativos nas comunidades: preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e ou grupos sociais de origem dos estudantes, para liderança de equipes e para a implementação de iniciativas e ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável que incluam a participação da escola.

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Duração do curso:

4 anos
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Regime:

Regime de alternância

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Diploma:

LICENCIADO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 072/10 – COEPP, de 14/05/10.

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Coordenação:

Coordenador: Fabio José Maia
E-Mail:
Telefone: 0 XX (46) 3536-8900 ramal 8822
Fax: 0 XX (46) 3536-8905

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Disciplinas

 

Disciplinas / Unidades Curriculares Carga Horária
1º PERíODO
Economia Política 1 54
Filosofia 1 36
Teoria Pedagógica 1 54
Política Educacional 1 54
Libras 1 36
Escola e Educação do Campo 1 36
Sujeitos do Campo 36
Pesquisa 1 18
Práticas Pedagógicas 1 54
SUBTOTAL 378
2º PERíODO
Economia Política 2 54
Libras 2 36
Filosofia 2 54
Teoria Pedagógica 2 54
Técnicas de Leitura e Interpretação de Textos 18
Mediações entre Forma Social e Estética. 54
Saúde, Sexualidade e Reprodução. 54
Introdução ao Estudo da Área de Ciências Humanas e Sociais 36
Gestão da Unidade Familiar de Produção. 36
Organização Escolar e Método Trabalho Pedagógico 1 36
Pesquisa 2 36
Práticas Pedagógicas 2 54
SUBTOTAL 522
3º PERíODO
Economia Política 3 36
Filosofia 3 54
Teoria Pedagógica 3 54
Técnicas de Produção de Textos 18
Estética e Política 36
Tópicos de Matemática 72
Conceitos Organizadores das Ciências Humanas e Sociais 54
Ecologia de Agroecossistemas 54
Organização Escolar e Método Trabalho Pedagógico 2 36
Pesquisa 3 36
Práticas Pedagógicas 3 72
Seminário Integrador 1 18
SUBTOTAL 540
4º PERíODO
Ciências da Natureza e Matemática
Questão Agrária 36
Tópicos de Geometria Elementar 72
Álgebra Linear e Geometria Analítica B 72
Didática da Matemática 36
Fundamentos da Matemática Elementar 108
Organização Escolar e Método Trabalho Pedagógico 3 18
Projeto de Desenvolvimento do Campo 54
Métodos de Organização e Educação Comunitária 1 18
Pesquisa 4 36
SUBTOTAL 450
Ciências Agrárias
Questão Agrária 36
Introdução à Botânica 72
Introdução à Zoologia 54
Agropedologia 1 72
Fisiologia Vegetal 54
Organização Escolar e Método Trabalho Pedagógico 3 18
Projeto de Desenvolvimento do Campo 54
Métodos de Organização e Educação Comunitária 1 18
Pesquisa 4 36
SUBTOTAL 414
5º PERíODO
Ciências da Natureza e Matemática
Realidade Brasileira 1 36
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem 1 54
Hidrodinâmica e Termodinâmica 72
Funções Reais de Uma Variável Real 72
Genética 72
O Organismo Animal 54
Métodos de Organização e Educação Comunitária 2 54
Pesquisa 5 36
Estágio Curricular Supervisionado 1 – Comunidade 120
SUBTOTAL 570
Ciências Agrárias
Realidade Brasileira 1 36
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem 1 54
Introdução à Fitotecnia 90
Introdução à Zootecnia 90
Agroclimatologia e Hidrologia 72
Métodos de Organização e Educação Comunitária 2 54
Pesquisa 5 36
Estágio Curricular Supervisionado 1 – Comunidade 120
SUBTOTAL 552
6º PERíODO
Ciências da Natureza e Matemática
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem 2 36
Mecânica 72
Estudos dos Ecossistemas de Energia e Ciclos Biogeoquímicos 72
Cálculo Diferencial Integral 72
Educação Financeira 54
Métodos de Organização e Educação Comunitária 3 36
Trabalho de Conclusão 1 54
Estágio Curricular Supervisionado 2 – EJA 120
Seminário Integrador 2 18
SUBTOTAL 534
Ciências Agrárias
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem 2 36
Olericultura e Plantas Medicinais 90
Agropedologia 2 90
Fundamentos em Topografia para Legislação Ambiental 72
Métodos de Organização e Educação Comunitária 3 36
Trabalho de Conclusão 1 54
Estágio Curricular Supervisionado 2 – EJA 120
Seminário Integrador 2 18
SUBTOTAL 516
7º PERíODO
Ciências da Natureza e Matemática
Política Educacional 2 36
Teoria Pedagógica 4 36
Estatística 54
Eletromagnetismo e Eletricidade 54
Introdução à Análise Real 54
Equações Diferenciais Aplicadas 54
Trabalho de Conclusão 2 36
Estágio Curricular Supervisionado – Gestão e Docência 120
Seminário Integrador 3 18
SUBTOTAL 534
Ciências Agrárias
Política Educacional 2 36
Teoria Pedagógica 4 36
Forragicultura 54
Sistema de Cultivo e de Criação 72
Elaboração e análise de projetos para agricultura familiar 36
Desenvolvimento Rural 72
Recursos Florestais na Propriedade Rural 54
Trabalho de Conclusão 2 36
Estágio Curricular Supervisionado 3 – Gestão e Docência 120
Seminário Integrador 3 18
SUBTOTAL 534
8º PERíODO
Realidade Brasileira 2 54
Política Educacional 3 36
Escola e Educação do Campo 2 36
Estágio Curricular Supervisionado 4 – Gestão e Docência 120

 

 

 

 

Seminário Integrador 4

 

 

 

 

18
SUBTOTAL 264
Estágio Curricular Obrigatório 400
Atividades Complementares 240
Total de Carga Horária Obrigatória 2 676
Total de Optativas 1 044
Carga Horária Total do Curso 3 720

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Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

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Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

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Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

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Trabalho de Conclusão de Curso