Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial Estrutura Universitária Pró-Reitorias Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional - PROGRAD Catálogo de Cursos da UTFPR Forma de Ingresso e Número Máximo de Alunos por Turma

Forma de Ingresso e Número Máximo de Alunos por Turma

1 - Processos Seletivos - Seleção de candidatos ao 1o. Período dos cursos ofertados pela UTFPR:
1.1 - Cursos de Graduação
A seleção de candidatos para provimento de vagas nos cursos de graduação utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC).
A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do SISU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O processo de inscrição é realizado pelo estudante, exclusivamente pela internet, acessando o site http://portal.mec.gov.br por meio de login e senha.

1.2 - Cursos Técnicos de Nível Médio
A seleção de candidatos para provimento de vagas nos cursos técnicos de nível médio é realizada por meio de Processo Seletivo – EXAME DE SELEÇÃO.
O processo de inscrição é realizado pelo estudante, exclusivamente pela internet, acessando o site www.utfpr.edu.br, em “FUTUROS ALUNOS”, no link INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS.
Tanto na seleção de candidatos para cursos de graduação como na seleção de candidatos para os cursos técnicos de nível médio, o candidato optará por concorrer utilizando-se de política afirmativa ou pela ampla concorrência.

Estes processos seletivos contemplam vagas exclusivamente para o 1° período dos cursos da UTFPR.

2 - Transferência e aproveitamento de cursos - Seleção de candidatos ao 2o. Período ou Períodos posteriores dos cursos ofertados pela UTFPR:

A UTFPR destina vagas em seus cursos para o Processo Seletivo de Transferência e Aproveitamento de Cursos por meio de Edital próprio.

Este Edital é destinado exclusivamente:

Para os cursos de graduação, ao aluno regularmente matriculado ou com matrícula trancada em Instituições de Ensino Superior do Brasil e ao egresso de cursos de graduação de instituições de Ensino Superior do Brasil, reconhecidos pelo MEC.

As inscrições ocorrem com o preenchimento da Ficha de Inscrição pela internet, disponível no site www.utfpr.edu.br em “FUTUROS ALUNOS” e o envio da ficha anexa à documentação.

Transferência e aproveitamento de cursos não contemplam vagas para o 1° período dos cursos da UTFPR.

3 - Número máximo de alunos por turma:
O número máximo de alunos por turma em disciplinas teóricas é de 44 e em disciplinas práticas é de 22.