Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

 

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Regime
Diploma
Reconhecimento
Coordenação
Disciplinas
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratórios
Site do curso - Planos de Ensino Matriz Curricular

 


O que é este curso e como ele é desenvolvido:

O Licenciado em Química egresso do Curso de Licenciatura em Química do Campus Londrina terá uma formação generalista, abrangendo os conteúdos das diversas áreas da Química, e uma preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na Educação Básica.
O Curso de Licenciatura em Química proporciona condições para que o aluno domine os conhecimentos químicos e pedagógicos, atue na pesquisa, tenha espírito crítico em relação ao papel da Química no mundo, nas suas diferentes áreas, e à sua atuação profissional, desenvolvendo-se com competência, respeito e ética, em prol de cidadania.
Devido à sua formação, o licenciado em química estará apto para atuar na Educação Básica, envolvendo-se e transformando a realidade da instituição escolar, enfrentando os desafios da sala de aula e as tarefas que as transcendem.
Em função da estrutura curricular proposta pretende-se que o egresso do curso tenha o seguinte perfil profissional:
- Desempenhar suas atividades de licenciado em sala de aula, sendo consciente da importância social e transformadora da sua profissão;
- Elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros;
- Articular as atividades de ensino de Química na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola, assim como coordenar e supervisionar equipes de trabalho;
- Primar pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico; − Atuar no ensino não-formal, até agora pouco explorado, como ensino à distância, educação especial (ensino de Química para portadores de necessidades especiais), centros e museus de ciências e divulgação científica;
- Continuar sua formação acadêmica ingressando preferencialmente em cursos de Pós-Graduação nas áreas de Ensino de Química, Educação, Divulgação Científica ou qualquer das subáreas da Química;
- Realizar pesquisas em Educação Química;
- Produzir conhecimentos relevantes para a área de Ensino de Química;- Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, assim como seu conhecimento técnico específico;- Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
- Atuar profissionalmente com base nos princípios da reflexão, interpretando os problemas especialmente ligados ao processo ensino/aprendizagem e da ética, como base da formação para a cidadania de seus alunos.

Topo


Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

O Currículo do Curso permitirá adquirir as seguintes competências, habilidades e atitudes:
− atuar no magistério na Educação Básica de acordo com a legislação específica, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, despertando o seu interesse científico;
− analisar, elaborar e executar programas para diferentes níveis da Educação Básica, aplicando as teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem;
− dominar as técnicas básicas de organização e uso de laboratórios de Química, aplicando os conhecimentos práticos adquiridos no curso no desenvolvimento da sua atividade docente;
− preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática; − analisar criticamente a qualidade do material didático disponível no mercado;
− acompanhar e compreender os avanços científicos, tecnológicos e educacionais;
− atuar como pesquisador no ensino de Química, sabendo trabalhar em equipe e compreendendo as diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;
− cumprir o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania;
− estabelecer relações entre a Química e os contextos culturais, socioeconômico, político e religioso;
− identificar a relação social e filosófica da Ciência com a realidade educacional;
− refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando os problemas de ensino/aprendizagem e buscando soluções para uma melhor compreensão da sua função educadora.

Topo


Duração do curso:

o4 anos

Topo


Regime:

Semestral

Topo


Diploma:

Licenciado em Química

Topo


Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 180/10 – COEPP de 09/12/10.

Topo


Coordenação:

Coordenador: Antonio Laverde Junior
E-Mail: coliq-ld@utfpr.edu.br - aljunior@utfpr.edu.br
Telefone: 0 XX (43) 3315-6127
Fax: 0 XX (43) 3315-3121

Topo


Disciplinas

Disciplinas / Unidades Curriculares Nº de Aulas
1º PERíODO
Cálculo Diferencial e Integral 1 108
Comunicação Linguística 36
Química Geral 108
Filosofia Geral 36
História da Educação 36
SUBTOTAL 324
2º PERíODO
Cálculo Diferencial e Integral 2 72
Física 1 90
Geometria Analítica e Álgebra Linear 108
Química Orgânica 1 90
Políticas Educacionais 36
SUBTOTAL 396
3º PERíODO
Equações Diferenciais Aplicadas 72
Física 2 90
Química Inorgânica 1 72
Química Orgânica 2 72
Psicologia da Educação 54
Metodologia da Pesquisa em Educação 36
SUBTOTAL 396
4º PERíODO
Química Analítica 1 72
Física 3 90
Química Inorgânica 2 108
Química Orgânica Experimental 54
Didática Geral 36
Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar 36
SUBTOTAL 396
5º PERíODO
Química Analítica 2 90
Libras 1 36
Físico-química 1 108
Probabilidade e Estatística 72
Metodologia e Prática de Ensino de Química 1 36
Estágio Supervisionado 1 84
SUBTOTAL 426
6º PERíODO
Métodos Instrumentais de Análise 126
Libras 2 36
Físico-química 2 108
Metodologia e Prática de Ensino de Química 2 36
Estágio Supervisionado 2 84
Optativa A 36
SUBTOTAL 426
7º PERíODO
Bioquímica 90
TCC1 72
Físico-química 3 72
Metodologia e Prática de Ensino de Química 3 36
Estágio Supervisionado 3 168
Optativa A 36
SUBTOTAL 474
8º PERíODO
Química Ambiental 72
TCC 2 72
Microbiologia 72
Metodologia e Prática de Ensino de Química 4 36
Estágio Supervisionado 4 144
Optativas B 72
SUBTOTAL 468
Estágio Curricular Obrigatório 400
Atividades Complementares 200
Total de Carga Horária Obrigatória 2 635
Total de Optativas 120
Carga Horária Total do Curso 2 755
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Educação de Jovens e Adultos no Brasil* 36
História e Cultura Afro-Brasileira* 36
Educação, Trabalho e Sociedade* 36
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem* 36
Ensino Médio: Organização Curricular, Planejamento e Avaliação* 36
Profissão Professor* 36
Organização da Escola Básica* 36
Teoria do Currículo* 36
Tópicos Atuais em Educação* 36
Inglês Instrumental** 36
Sociologia** 36
Química de Alimentos** 36
Tópicos Especiais em Química Analítica** 36
Tópicos Especiais em Química Inorgânica** 36
Tópicos Especiais em Química Orgânica** 36
Tópicos Especiais em Físico-química** 36
*   - Optativas A
** - Optativas B

Topo


Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

Topo


Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

Topo


Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

Topo


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

Topo


Laboratórios

 

Laboratório de Química 1

Sala: B302
Área de atuação: Físico-química e Bioquímica
Área Física: 38,70 m2
Equipamentos:
01 forno mufla, 01 estufa de secagem e esterilização (com controle digital de temperatura e circulação de ar), 01 balança analítica, 01 balança de umidade por infravermelho, 01 sistema purificador de água por osmose reversa, 03 pHmetros, 03 mantas de aquecimento de 250 mL, 01 capela de exaustão de gases.

Laboratório de Química 2

Sala: B303
Área de atuação: Química Analítica
Área Física: 67,96 m²
Equipamentos:
03 balanças analíticas, 01 balança semi-analítica, 01 estufa de secagem e esterilização (com controle digital de temperatura e circulação de ar), 01 Espectrofotômetro UV/Vis, 01 centrífuga para tubos, 01 capela de exaustão de gases.

Laboratório de Química 3

Sala: B304
Área de atuação: Laboratório de Preparo
Área Física: 59,64 m²
Equipamentos:
11 agitadores magnéticos com aquecimento, 16 phmetros, 08 mantas de aquecimento de 250 mL, 03 banho Maria com controle de temperatura, 02 balanças analíticas, 01 balança semi-analítica, 01 liquidificador, 01 estufa de secagem e esterilização (com controle digital de temperatura e circulação de ar), 01 estufa de secagem (sem controle digital de temperatura), 18 termômetros digitais (tipo espeto), 01 aparelho de ultrassom, 01 capela de exaustão de gases.

Laboratório de Química 4

Sala: B305
Área de atuação: Química Orgânica e Bioquímica
Área Física: 60,72 m²
Equipamentos:
01 estufa de secagem e esterilização (com controle digital de temperatura e circulação de ar), 01 fotômetro, 02 balanças analíticas, 01 balança semi-analítica, 01 purificador de água por osmose reversa, 01 capela de exaustão de gases.

Laboratório de Química 5

Sala: B306
Área de atuação: Química Orgânica
Área Física: 69,03 m²
Equipamentos:
01 estufa de secagem (sem controle digital de temperatura), 08 mantas térmicas de 250 mL, 01 rotaevaporador com banho Maria, 01 bomba de vácuo, 02 balanças analíticas, 01 balança semi-analítica, 01 capela de exaustão de gases.

 

Topo