Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

 

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Regime
Diploma
Reconhecimento
Coordenação
Disciplinas
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratórios
Site do curso - Planos de Ensino Matriz Curricular

 


 

O que é este curso e como ele é desenvolvido:

A Química é uma ciência prática, que impacta extremamente a vida humana. É a chave para o entendimento do nosso mundo e de seu funcionamento. A Química se encontra entre temáticas mais importantes para a sociedade, que abrangem desde a melhoria da qualidade de saúde, aumento da expectativa de vida, utilização racional e conservação de recursos naturais, proteção do meio ambiente, cadeia de produção e conservação de alimentos, farmoquímicos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, qualidade de água, construções, petroquímicos, etc., ou seja, a Química está presente em tudo o que utilizamos diariamente.
A importância da Química é cada vez mais evidente para o meio ambiente. Encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e sua preservação é um dos papéis importantes da Química de hoje. No campo da Biologia e da Medicina, a Química tem papel essencial desde os primórdios, seja na utilização para o diagnóstico de doenças assim como a elaboração de fármacos. Na área de Alimentos, a Química estuda condições que permitem desenvolvimento de novos produtos, o reaproveitamento de matérias primas, emprego de embalagens inteligentes e uso de aditivos. Assim sendo, a química é de primordial importância no desenvolvimento de novos materiais, compreendendo reações que ocorrem entre substâncias, aplicadas às diversas áreas do conhecimento, tais como polímeros, cerâmicas, metais, biomateriais, tintas, vernizes, etc. 
A proposta do curso de Licenciatura em Química toma como referencial o entendimento de que o estudo da Ciência deve refletir sua natureza dinâmica, articulada historicamente e, acima de tudo, não neutra às novas exigências do mundo de hoje. Os aspectos legais e os parâmetros curriculares, numa perspectiva de construir referenciais nacionais comuns sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitar às diversidades regionais, políticas e culturais existentes, tem como horizonte a transversalidade dos saberes que envolvem os conhecimentos em ciências.

Topo


Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

O Curso de Licenciatura em Química visa à formação de profissionais preparados para o exercício do ensino da Química, atuando de acordo com as exigências da legislação. O profissional formado poderá exercer atividade de docência em instituições de ensino fundamental e médio, podendo também atuar em alguns cursos superiores em disciplinas específicas da área da química.
A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, fornece uma formação básica nas áreas de química e de educação, por meio de aulas teóricas e práticas, de desenvolvimento de projetos, atividades práticas como componente curricular e práticas de ensino.
Além do exercício do magistério, o egresso do Curso de Licenciatura em Química estará capacitado a dirigir, supervisionar, programar, coordenar, orientar e ter responsabilidade técnica no âmbito das atribuições relacionadas ao Químico, além de assistir, assessorar, dar consultoria, elaborar orçamentos, divulgar e comercializar, no âmbito das atribuições respectivas.

Topo


Duração do curso:

O prazo normal para integralização curricular é de 8 semestres (4 anos), sendo o prazo mínimo e máximo, o estabelecido no Regulamento da Organização Didático Pedagógica para Cursos de Graduação da UTFPR.

Topo


Regime:

Semestral

Topo


Diploma:

Ao egresso do curso será conferido o Diploma de Licenciado em Química.

Topo


Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 42/11 – COGEP, de 21/10/11.

Topo


Coordenação:

Coordenador: Michelle Budke Costa
E-Mail: coliq-md@utfpr.edu.br
Telefone: 0 XX (00) 0000-0000
Fax:
0 XX (00) 0000-0000

Topo


Disciplinas

 

Disciplinas / Unidades Curriculares Carga Horária
1º SEMESTRE
Cálculo Diferencial e Integral 1
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Comunicação Linguística
Química Geral
Filosofia Geral
Historia da Educação
SUBTOTAL
2º SEMESTRE
Cálculo Diferencial e Integral 2
Física A
Química Inorgânica 1
Probabilidade e Estatística
Psicologia da Educação
Políticas Educacionais
Metodologia da Pesq. em Educ.
História da Química
SUBTOTAL
3º SEMESTRE
Química Orgânica A
Física B
Físico-Química A
Química Inorgânica 2
Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar
Didática A
SUBTOTAL
4º SEMESTRE
Química Analítica 1
Profissão Professor
Físico-Química B
Química Orgânica B
Didática B
Teoria do Currículo
Física C
SUBTOTAL
5º SEMESTRE
Química Analítica 2
Físico-Química Experimental
Metodologia Aplicada ao Ensino da Química
Física Experimental
Química Orgânica C
SUBTOTAL
6º SEMESTRE
Química Analítica Instrumental
Mineralogia
Bioquímica
Recursos Didáticos em Química
Libras 1
Química Ambiental
SUBTOTAL
7º SEMESTRE
Microbiologia
Prática do Ensino A
Libras 2
Optativas A (pedagógicas)
TCC1
SUBTOTAL
8º SEMESTRE
Prática de Ensino B
TCC 2
Optativas B (específicas)
SUBTOTAL
Estágio Curricular Obrigatório 400
Atividades Complementares 200
Total de Carga Horaria Obrigatória
Total de Optativas
Carga Horária Total do Curso
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Libras 1
Libras 2

Topo


Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

Topo


Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

Topo


Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

Topo


Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho de Conclusão de Curso obedecerá ao Regulamento para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para os Cursos de Graduação da UTFPR. São atividades obrigatórias do currículo: Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2. O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos:

  • desenvolver capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada por meio da execução de um projeto;
  • desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver situações-problema dentro das áreas de sua formação específica;
  • despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de situações-problema;
  • estimular o espírito crítico e inovador a partir da execução de ações que levem ao futuro licenciado aplicar novas metodologias de ensino;
  • intensificar a extensão universitária mediante a resolução de situações-problemas existentes no setor educacional ou químico e na sociedade de maneira geral;
  • estimular a construção do conhecimento coletivo;
  • estimular a interdisciplinaridade.

Topo


Laboratórios

Os ambientes de ensino-aprendizagem são predominantemente híbridos, isto é, salas de aula estão integradas com laboratórios, o que auxilia na integração teoria-prática. A seguir estão listados os ambientes/laboratórios existentes hoje na UTFPR/Câmpus Medianeira atualmente em uso na área da química.

  • Almoxarifado para reagentes com ambiente para vidrarias
  • Sala de preparo de Reagentes
  • Sala para os Técnicos de laboratório
  • Laboratório de Química Geral e Inorgânica
  • Laboratório de Solos e Resíduos Sólidos
  • Laboratório de Físico-Química
  • Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica
  • Laboratório de Ciências Biológicas
  • Laboratório de águas,  efluentes e emissões
  • Laboratórios de Microbiologia
  • Sala de Esterilização com dois (2) ambientes para Câmaras Assépticas  e um (1) ambiente para o laboratorista
  • Laboratório de Química  Instrumental
  • Laboratório de Análises de Alimentos

Topo