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LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Regime
Diploma
Reconhecimento
Coordenação
Disciplinas
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratórios
Site do curso - Planos de EnsinoMatriz Curricular

 


O que é este curso e como ele é desenvolvido:

A Licenciatura em Matemática é um curso de graduação que busca formar profissionais do ensino de Matemática para atuar nos diferentes níveis da Educação Básica, sendo conhecedores dos conteúdos das áreas de Educação Matemática, Álgebra, Geometria, Estatística e Análise, aptos a tomar decisões, refletir sobre sua prática e ser criativo na ação pedagógica.
Ele é desenvolvido de modo a promover situações que capacitam o aluno a: trabalhar em equipes multidisciplinares; compreender e estabelecer conceitos e argumentações matemáticas; interpretar dados, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos da Matemática; estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; desenvolver novas formas de atuação em sala de aula, surgidas como resultado do desenvolvimento de novos meios de informação, comunicação e dispositivos temáticos que modificam as condições em que se desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática; analisar, selecionar e produzir material didático; analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a Educação Básica; analisar criticamente textos matemáticos, propondo e redigindo formas alternativas; reconhecer os aspectos axiológicos, ideológicos, políticos e culturais presentes na atuação do professor de matemática em sala de aula, compreendendo e aceitando que a atuação do mesmo não é neutra; superar preconceito e considerar as diversas origens e formações de seus alunos; lidar com a ambiguidade, diversidade e complexidade das relações de sala de aula; investigar sua prática e desenvolver o espírito de trabalho colaborativo; aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção do conhecimento e ingressar em cursos de pós-graduação em Educação Matemática e áreas afins.

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Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

O Curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo principal formar profissionais para atuarem como professores de Matemática da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), assim como pesquisadores da área de Matemática e de Educação Matemática, além de outras mais que estiverem no escopo de suas competências. É objetivo do curso, ainda, formar um professor pesquisador de sua própria prática.

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Duração do curso:

A duração normal do curso é de 8 semestres letivos.

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Regime:

O curso funcionará em regime semestral, contendo pré-requisitos e matrícula realizada por disciplina.

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Diploma:

Licenciado em Matemática

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Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 169/10 – COEPP, de 10/12/2010.

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Coordenação:

Coordenador: Me. Adriano Gomes de Santana
E-Mail: comat-td@utfpr.edu.br 
Telefone: 0 XX (45) 3379-6863
Fax:
0 XX (45) 3379-6800

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Disciplinas

Disciplinas / Unidades Curriculares Carga Horária
1º PERíODO
Comunicação Linguística 36
Construções Geométricas e Geometria Descritiva 72
Funções reais de uma variável Real 72
Geometria Analítica 1 108
História da Educação 36
Lógica Matemática 72
Psicologia da Educação 54
SUBTOTAL 450
2º PERíODO
Cálculo Diferencial 72
Fundamentos Computacionais para Matemática 72
Fundamentos de Matemática 1 108
Geometria 1 108
Libras 1 36
Políticas Educacionais 36
Psicologia da Educação 45
SUBTOTAL 432
3º PERíODO
Cálculo Integral 72
Didática Geral 36
Geometria 2 108
Libras 2 36
Fundamentos de Matemática 2 108
Laboratório de Matemática 54
SUBTOTAL 414
4º PERíODO
Álgebra Linear 1 72
Cálculo de Funções Reais de Várias Variáveis Reais 90
Didática da Matemática 1 36
Tendências em Educação Matemática 36
Educação Estatística 72
Educação Financeira 72
Metodologia da Pesquisa em Educação 36
SUBTOTAL 414
5º PERíODO
Álgebra Linear 2 72
Equações Diferenciais Aplicadas 72
Estágio Supervisionado na Educação Básica 1 102
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática na Educação Básica 1 36
Organização do trabalho e gestão escolar 36
Probabilidade e Estatística 72
Tecnologias no Ensino da Matemática 54
SUBTOTAL 444
6º PERíODO
Álgebra 72
Análise Matemática 1 72
Estágio Supervisionado na Educação Básica 2 126
Cálculo Numérico 72
Filosofia Geral 36
Optativa 1 72
SUBTOTAL 450
7º PERíODO
Análise Matemática 2 72
Estágio Supervisionado na Educação Básica 3 126
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática na Educação Básica 2 36
Modelagem Matemática 1 72
Optativa 2 72
TCC 1 72
SUBTOTAL 450
8º PERíODO
Educação para a Inclusão Matemática 36
Estágio Supervisionado na Educação Básica 4 126
História da Matemática 72
Modelagem Matemática 2 36
Optativa 3 72
TCC 2 72
SUBTOTAL 414
Estágio Curricular Obrigatório 400
Atividades Complementares 200
Total de Carga Horária Obrigatória 2 910
Total de Optativas 180
Carga Horária Total do Curso 3 090
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Álgebra 2 72
Avaliação em Educação Matemática 36
Cálculo Vetorial 72
Educação à distância 36
Educação de jovens e adultos no Brasil 36
Física Aplicada à Matemática 72
Funções de Variáveis Complexas 72
Geometrias não-euclidianas 72
Geometria diferencial 72
História e cultura afro-brasileira 36
Introdução à Programação 72
Lógica Matemática 2 72
Matemática Aplicada 72
Meio ambiente e sociedade 36
Planejamento Experimental 36
Psicologia da Educação Matemática 72
Tópicos de Educação Algébrica 36
Tópicos de Estatística Espacial 72
Tópicos de Topologia 72

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Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

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Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

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Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

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Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

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Laboratórios

 

Laboratório:

Sala: 303
Área de atuação: Laboratório de Ensino de Matemática – LEM
Área Física: 50m²
Equipamentos:
Materiais de uso pedagógico com vistas à discussões sobre conceitos matemáticos.

 

Laboratório:

Sala: 102
Área de atuação: Laboratório de Informática 1
Área Física: 50 m²
Equipamentos:
Computadores.

Laboratório:

Sala: 103
Área de atuação: Laboratório de Informática  2
Área Física: 50 m²
Equipamentos:
Computadores.

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