e-Tec - Escola Técnica Aberta do Brasil

Apresentação

Tal iniciativa constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. Trata-se, pois, de um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico público, através da modalidade de educação a distância, visando levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio.

 

Fundamento Legal
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC (Lei Nº 12.513, de 26 de outubro de 2011) possui uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, objetivando o acesso à educação profissional e tecnológica.
A Rede e-Tec Brasil (Decreto nº 7.589, de 26 de outubro de 2011), como subprograma, tem a finalidade de desenvolver e ampliar a educação profissional pública e gratuita utilizando a modalidade de educação a distância, promovendo a oferta cursos técnica nas regiões distantes e nas periferias das grandes cidades brasileiras. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a partir da oferta de cursos técnicos na modalidade de educação a distância, visa contribuir para o alcance dos objetivos e metas do PRONATEC e da Rede e-Tec Brasil, formando alunos aptos a ingressar e permanecer no mercado de trabalho.

Ações do documento