Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Especialização em Ensino de Ciências

Apresentação

Curso de Especialização em Ensino de Ciências na modalidade de Ensino a Distância tem como objetivo capacitar professores das áreas de ciências que atuam nos níveis de ensino fundamental, médio e superior na arte de ensinar. Ao concluir o curso, o profissional deverá será capaz de:

  • ser um pesquisador com constantes investigações na sua área de atuação com reflexões a respeito de práticas pedagógicas;
  • investigar e aplicar metodologias de ensino já consolidadas no meio acadêmico;
  • propor, desenvolver e testar novas metodologias de ensino;
  • utilizar adequadamente as tecnologias educacionais como: microcomputadores, softwares, vídeos, Internet, televisão, máquina digital, projetores de multimídias entre outros;

O elenco é composto por doze disciplinas, cursadas duas a duas, em períodos de seis semanas:

Educação Ambiental no Ensino de Ciências (30 horas)
Resgate Histórico da Educação Ambiental e Evolução das Ciências. Conceituação e Percepções em Educação Ambiental. Princípios básicos da Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Ações Antrópicas no Meio Ambiente e a Importância da educação Ambiental na Atualidade. Estratégias de Educação Ambiental nos processos Educativos em Caráter Formal e Não Formal. Programas e projetos em educação Ambiental.

Metodologia da Pesquisa (30 horas)
Introdução à Ciência. Produção, apreensão e transmissão de conhecimentos pela pesquisa. O problema da pesquisa, hipóteses e suas formulações. O projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa. A pesquisa bibliográfica. As normas para o trabalho acadêmico. O relatório monográfico. A linguagem e a produção científica.

Ciência de Alimentos (30 horas)
Alimentos: definições, classificação, funções, importância e disponibilidade. Importância da ciência e tecnologia de alimentos. Alterações em alimentos. Princípios e métodos de conservação e transformações em alimentos. Controle de qualidade e legislação de alimentos.

Experimentação Matemática no Ensino de Ciências (30 horas)
A pesquisa e a experimentação no ensino-aprendizagem da Matemática. Estudo de Funções matemáticas com uso de experimentos: representação gráfica e aplicações com uso de planilhas eletrônicas. Introdução à Geometria Plana e Geometria Espacial. Matemática em ambientes informatizados. Questões e desafios para o ensino da matemática aplicada.

Química Ambiental no Ensino de Ciências (30 horas)
Química aquática. Metais e especiação química. Diagramas. Variáveis físico-químicas das águas. Fotoquímica aquática. Ciclo biogeoquímico de poluentes. Interação Água-atmosfera. Interação Água sedimento. Poluição aquática. Ecotoxicologia. Monitoramento ambiental e legislação.

Políticas Educacionais e a Prática Docente (30 horas)
Políticas Educacionais. Educação profissional e Tecnológica. Valores Burocráticos e Profissionais da Prática docente Educação Brasileira e seus Aspectos Político e Sócio-Econômico. Professor como pesquisador da sua prática pedagógica. A prática Docente e a Formação Cidadã. Formação Profissionalizante. Formação Continuada. Prática Docente e a Tecnologia.

Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências (30 horas)
Influência da informática na Educação. Hardware e software utilizados na educação. Internet na educação.Software Educacional.

Epistemologia da Ciência e o Ambiente de Ensino (30 horas)
Paradigmas que norteiam a elaboração do conhecimento científico. Fundamentos históricos, epistemológicos, sociológicos e éticos da ciência. A epistemologia e suas contribuições no ensino-aprendizagem. Fatos e teorias no processo de socialização do conhecimento científico. Transposição do saber científico em espaços de ensino.

Experimentação Química no Ensino de Ciências (30 horas)
História e desenvolvimento da química: átomos, moléculas, funções químicas, processos químicos e reações químicas. Abordagem integrada do conhecimento químico e o cotidiano. Aspectos teóricos da interpretação. Caracterização e registro da linguagem química na formação e produção do pensamento químico como ciência, tecnologia, pesquisa e sociedade. Laboratório de Ciências: atividades no ensino de química. Reflexões e textos complementares.

A Saúde e a Reeducação Alimentar no Processo Ensino-Aprendizagem (30 horas)
Aspectos Cognitivos e Educacionais do Comportamento Alimentar. O Processo de escolha de Alimentos. Abordagem dos Hábitos Alimentares sob a ótica sócio-educacional, cultural e religiosa. Prevenção das Doenças Crônico-Degenerativas na infância e adolescência. A funcionalidade dos alimentos através dos princípios bioativos e sua relação com a saúde. A repercussão sensorial do alimento sobre a re-educação alimentar. As diversas interações entre nutrientes e sua importância na saúde.

Física no Ensino de Ciências (30 horas)
Levantamento de problemas relacionados ao ensino da Física. Aula prática: desenvolver uma atividade significante no contexto do ensino da Física. O ensino-aprendizagem de Física com uso de experimentos. Resgatar momentos da história da Física. Processos de avaliação de Física.

Biologia no Ensino de Ciências (30 horas)
O ensino da Biologia e as dificuldades pedagógicas. Evolução: níveis de organização da vida e dos seres vivos. Evolução. Diversidade. Botânica. Zoologia. Ecologia. Aula prática: desenvolver uma atividade significante no contexto do ensino da Biologia. Processos de avaliação de Biologia.