Recursos Educacionais Digitais

Contextualização

Para auxiliar a elaboração de projetos, organizamos algumas explicações pertinentes ao conceito de Recursos Educacionais Digitais.

Aqui você encontrará uma breve revisão conceitual, conhecerá alguns recursos tecnológicos que podem ser utilizados como recursos educacionais digitais, verá alguns exemplos de aplicativos que podem ser utilizados como ferramenta de autoria, e encontrará alguns exemplos de recursos disponíveis na Internet, tais como repositórios, cursos e projetos relacionados ao tema.

Visão Geral

Um Recurso Educacional Digital é, na prática, um arquivo digital utilizado como ferramenta de ensino para apoiar o aprendizado.

Ao invés de indicar o produto final como um arquivo digital, já que este é um termo do domínio da informática, o termo recurso digital se torna mais adequado. O termo educacional, associado a expressão, indica sua finalidade.

No domínio do uso de tecnologias digitais na educação, existem diversos outros termos que indicam o mesmo tipo de recurso, porém, com nomes diferentes. Os novos nomes são adaptados para indicar, de forma mais precisa, a finalidade a que se destinam, podendo indicar funcionalidades dirigidas ao aprendizado, ao ensino ou a educação.

Dependendo da metodologia utilizada na aplicação, um mesmo recurso digital pode ser classificado de diversas formas, por exemplo, pode ser classificado como um Objeto de Aprendizagem Digital ou Material Didático Interativo.

Do ponto de vista da tecnologia, um recurso digital é um arquivo digital, isso significa que, pode ser um arquivo de imagem, como por exemplo um vídeo, uma foto, uma ilustração, uma animação; ou um arquivo de áudio, como por exemplo uma música, uma gravação, um som, um toque, um audiolivro; ou um tipo específico de documento, como por exemplo, um texto, uma planilha, uma apresentação; ou, ainda, um tipo específico de arquivo associado a uma aplicação especializada, como por exemplo, arquivos de CAD, de aplicativos de simulação matemática, física, anatomia, etc.

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