Recursos Tecnológicos

Recursos Tecnológicos são, exencialmente, recursos multimídia, isso é, são imagens, gráficos, animação, áudio e textos.

Imagens podem ser estáticas ou dinâmicas. Imagens estáticas podem ser produzidas por um processo de digitalização, pelo uso de uma câmera fotográfica ou escaner, ou pela utilização de aplicativos de criação sintética de gráficos.

Imagens dinâmicas são vídeos ou animações. Assim como as fotografias digitais, um vídeo pode ser produzido pela captura direta de sequências de imagens ou, também, pode ser produzido por um processo de criação sintética, pelo uso de aplicativos de produção de vídeo. Já as animações são criadas a partir de gráficos. Essa diferença tem uma implicação sutíl, uma animação pode ser convertida em um vídeo e vice-e-versa.

Áudio são artefatos tecnológicos pertencentes ao domínio de sistemas de som, podem ser gravações de locução, músicas, toques, etc. Assim como as imagens podem ser produzidos pela digitalização do som ou por produção sintética.

Textos representam conteúdo escritos, normalmente apresentados na forma de abstrações de documentos.

Exemplos de Aplicação

Podcasts

São pequenas narrativas gravadas e disponibilizadas em arquivos de áudio digital via Web.

podcast

Audiobook

São a locução interpretada de livros gravadas em arquivos de áudio digital, são disponibilizados em mídias como CD ou DVD, mas, não existe nenhuma restrição para que sejam disponibilizados direto na Web.

audiobook

Webradio

Outro uso possível para arquivos de áudio é a criação de uma webrádio. Essa estratégia consiste em utilizar uma lista de reprodução de arquivos de áudio pré-gravados, executados de forma contínua em um servidor de streaming na forma de uma programação de rádio.

Videoaulas

Uma videoaula é um vídeo produzido para fins de ensino ou educação. Permite ao aluno ter acesso, a qualquer hora, as aulas pré-armazenadas, sem a necessidade da presença do professor. Sua utilização é efetiva quando as aulas são disponibilizadas em um serviço de entrega sob demanda de recursos multímidia, conhecido como streaming.

Na UTFPR participamos de um projeto de produção de videoaulas coordenado pela RNP. A proposta do formato apresentado pela RNP é de permitir um certo grau de insteração do aluno com os slides vinculados a videoaula. Você pode encontrar mais informações sobre o projeto, formas de produção e distribuição no link abaixo:

Mas uma videoaula não precisa ser disponibilizada só por esse serviço. Ela poderia estar disponível em um site como o Youtube ou Vimeo, nos quais é possível criar canais para públicos específicos. Outra possibilidade é utilizar aplicativos como o Adobe Captivate que permite exportar a videoaula em um formato que pode ser embarcado em uma página Web ou AVEA, como pode ser visto no exemplo abaixo.

** Videoaula do módulo de Multimídia e Hipermídia produzida para a Especialização em Docência e Gestão em EAD, ofertada em parceria com a UFSC e o Cefet-MG.

Animação

Animações são imagens dinâmicas, criadas sinteticamente, que permitem interação do usuário. Apesar de ser possível transformar uma animação em um vídeo, chamar um vídeo de uma animação de vídeo é suprimir as possibilidades que a tecnologia de animação provê. Dependendo do tipo de interação a animação pode ser utilizada para criar simulações. Pode, também, transceder o mundo real, ao criar uma realidade virtual que não pode ser criada senão no domínio dessa tecnologia, é o caso de um quebra-cabeça feito a partir de um vídeo de reprodução contínua.

Simulação

Uma simulação é uma animação que, além de permitir a interação do sujeito, visa a representação isomórfica de um determinado fenômeno ou mecanismo do mundo real.

Concentração

Jogos Educativos

São aplicativos que propõem desafios interativos ao usuário. Permitem ao aluno exercitar determinado saber em um cenário lúdico.

 

** Jogo desenvolvido por Miriam Maccari como Trabalho de Conclusão de Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da turma de 2007, intitulado como "UM JOGO EDUCATIVO COM ELEMENTOS LÚDICOS PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA EXPLÍCITA DOS PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN".

Ações do documento