Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

 

Revalidação de Diplomas de Graduação 2017 - UTFPR

Diplomas de graduação expedidos por instituição estrangeiras, poderão ser declarados equivalentes aos diplomas concedidos pela UTFPR, mediante Processo de Revalidação, conforme disposto no Art. 155, Seção I, das Disposições Gerais e Art. 195, Título VII, dos Diplomas, Certificados e Títulos Universitários, do Regimento Geral da UTFPR, bem como previsto nos termos do Edital 007/2017 - PROGRAD.

 

LEGISLAÇÃO BÁSICA DE REFERÊNCIA:  

  • Resolução CNE/CES n. 3/16, de 22 de junho de 2016. (Clique Aqui!)
  • Portaria Normativa n. 22/16, de 13 de dezembro de 2016. (Clique Aqui!)

 

REGULAMENTO - DOCUMENTOS INTERNOS:

    • Edital 007/2017 - PROGRAD, de 13 de março de 2017 - a ser Republicado em 11/09 (Clique Aqui!)
      • Cursos/Àreas da UTFPR para Revalidação, Capacidade por câmpus - Retificada (Clique Aqui!)
        • Calendário de Revalidação da UTFPR para o ano de 2017 (Clique Aqui!)
          • Deliberação 04/16 COUNI - Atualização da Tabela de Arrecadação da UTFPR (Clique Aqui!)

 

RESUMO DAS INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS:

DA SOLICITAÇÃO


      O pedido de revalidação de diploma de cursos superiores obtidos no exterior poderá ser admitido com base no fluxo de tramitação de processos estabelecidos na Plataforma Carolina Bori, de responsabilidade do Ministério da Educação, endereço eletrônico: carolinabori.mec.gov.br/.

  • Os processos de revalidação na UTFPR terão fluxo contínuo e deverão ser admitidos a qualquer data, com início para o dia 02 de MAIO de 2017.
  • É vedada a apresentação de requerimentos de revalidação iguais e simultâneos em mais de uma instituição revalidadora.
  • O pagamento de taxa de revalidação de diploma é condição necessária para abertura do processo e emissão do número de protocolo.

 

ATENÇÃO: Para a apresentação do pedido e consequente abertura do processo de revalidação, a inscrição deve ser feita somente por meio da plataforma Carolina Bori.

O requerente deverá assinar termo de aceitação de condições e compromissos, o qual incluirá declaração de autenticidade dos documentos apresentados.

ATENÇÃO: Imprescindível a leitura completa do Edital 007/17 - PROGRAD

DA DOCUMENTAÇÃO

 NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES NA UTFPR, somente POR MEIO da Plataforma Carolina Bori.

      O(a) candidato(a) ao protocolizar o requerimento de revalidação deve instruir o pedido com vários documentos, tais como:

  • diploma, histórico escolar, projeto pedagógico ou organização curricular do curso, titulação nominalmente do corpo docente, informações institucionais (acervo bibliográfico, planos de desenvolvimento institucional, relatórios de avaliação, políticas e estratégias educacionais), reportagens, artigos, etc.
  • Na fase de instrução, constatada a adequação da documentação e a existência do curso equivalente, a UTFPR emitirá o boleto para pagamento da taxa incidente sobre o pedido, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). Ver campo referente às Informações Importantes, a seguir.

 

Nesta fase de instrução do processo, a  UTFPR poderá solicitar informações e procedimentos complementares acerca das condições de oferta do curso para subsidiar o processo de exame da documentação, bem como poderá aplicar provas que contemplem um conjunto de conhecimentos específicos ou o curso completo.

ATENÇÃO: Imprescindível a leitura completa do Edital 007/17 - PROGRAD

DA ANÁLISE

 

      A análise dos pedidos será efetuada por meio de um Comitê de Avaliação nomeado por professores da área do curso a ser revalidado.

  • A avaliação concentrar-se-à nas informações apresentadas pelo candidato(a), especialmente quanto à organização curricular, ao perfil do corpo docente, às formas de progressão, conclusão e avaliação de desempenho do requerente.
  • Quando os resultados da análise documental, bem como de exames e provas, demonstrarem o deferimento parcial das condições exigidas para revalidação, o requerente poderá, por indicação do Comitê de Avaliação responsável, realizar estudos ou atividades complementares sob a forma de matrícula regular em disciplinas/unidades curriculares do curso a ser revalidado.

 

O requerente poderá cursar as disciplinas/unidades curriculares complementares em outra instituição mediante matrícula regular, desde que previamente autorizado pelo Comitê de Avaliação.

ATENÇÃO: Imprescindível a leitura completa do Edital 007/17 - PROGRAD

DO RESULTADO

Imprescindível a leitura completa do Edital 007/17 - PROGRAD

      Após a publicação e a ciência do resultado, no caso de decisão final favorável à revalidação, o requerente deverá apresentar toda documentação original que subsidiou o processo de análise e entregar/encaminhar o diploma original aos cuidados do Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) para o seu apostilamento.

    • Para acessar os Resultados - Clique Aqui!
DOS RECURSOS

     Imprescindível a leitura completa do Edital 007/17 - PROGRAD

      Após a publicação e a ciência do parecer final, o candidato poderá entrar com recurso à PROGRAD, por meio de requerimento junto ao DERAC, no câmpus receptor da UTFPR, pelo prazo de até 10 dias úteis.

      O requerimento deverá ser encaminhado diretamente ao Comitê de Avaliação que se pronunciará num prazo de 30 dias corridos, encaminhando parecer substanciado para a PROGRAD que fará a homologação e publicação do resultado preliminar do recurso.

    • Para acessar os Recursos - Clique Aqui!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES

     

      O valor da taxa correspondente à revalidação de diplomas é fixado, considerando os custos do processo, pela Tabela de Arrecadação da UTFPR e atualizada por Deliberações do Conselho Universitário (COUNI). O valor atual cobrado - Código 01.008, considerando a Deliberação n. 04/16, é de: R$1.200,00 (Mil e duzentos reais)

GRU pode ser obtida no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do Câmpus em que o processo está sendo analisado, bem como impresso pelo requerente diretamente no link abaixo, bastando selecionar o câmpus receptor e o Tipo de Arrecadação (Revalidação de Diploma de Graduação):

  • Orientações para a Geração de GRU: Clique Aqui!
  • Emissão da GRU: Clique Aqui!
  • Endereço/Horários de Funcionamento dos DERACs nos Câmpus: Clique Aqui!

 

MAIORES INFORMAÇÕES, favor entrar em contato com:

A Diretoria de Gestão Acadêmica (DIREGEA) - diregea@utfpr.edu.br

O Departamento de Registro de Diplomas (DERED) - dered@utfpr.edu.br 

Informações sobre Procedimentos para RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS de Pós-Graduação - Stricto Sensu:
(Clique Aqui!)

 

Ações do documento

registrado em: