Revalidação de Diploma

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS e INSCRIÇÕES PARA O ANO DE 2017

   Com base na Resolução MEC/CNE/CES n. 3/16, de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre as normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação, expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, a UTFPR informa que:

    • a divulgação das normas internas para a redefinição dos procedimentos de revalidação de diplomas para o ano de 2017, serão publicadas no prazo de 90 (noventa) dias após o recebimento das orientações gerais do Ministério de Educação, em observância ao parágrafo § 3do Art. 4o da Resolução MEC/CNE/CES no 3/16


OBSERVAÇÃO: o Ministério da Educação informou às universidades, através da publicação da Portaria Normativa n. 22/16, publicado no D.O.U. no dia 14/12/2016, das Normas e Procedimentos Gerais de tramitação de processos de solicitação de revalidação de diploma de graduação para estrangeiros.


Como instituição revalidadora, a UTFPR tem até a primeira quinzena do mês de Março de 2017 para a publicação de sua Normativa Interna, que definirá os procedimentos de revalidação de diplomas dos seus cursos de graduação para 2017. Aguardem...

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO ANO DE 2016

A revalidação de Diplomas de cursos de graduação expedidos por Estabelecimentos Estrangeiros de Ensino Superior foi regulamentada pela Resolução CNE/CES no 8,  até 21 de junho de 2016.

(A Resolução MEC/CNE/CES no 8/07 FOI REVOGADA pela Resolução MEC/CNE/CES no 3/16)

      A solicitação de Revalidação de Diploma poderá ser feita para Curso de Graduação da UTFPR, reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil, de mesma denominação, de denominação similar ou de áreas congêneres, similares ou afins a do curso em que o interessado é diplomado.
Edital 004/2016-PROGRAD - Ler atentamente o Edital
Anexo 1 do Edital 004/2016-PROGRAD
Relação dos cursos de graduação da UTFPR reconhecidos pelo Ministério da Educação do Brasil.
Publicação do Edital 29 abril de 2016
Inscrições 02 a 31 de maio de 2016
Entrega dos documentos Até 31 de maio de 2016
Resultados das solicitações - VEJA AQUI Até 30 de novembro de 2016

A Taxa de Registro de Diploma Revalidado deverá ser paga no prazo máximo de 6 (seis) meses após a publicação do resultado. Expirado o prazo de seis meses, o presente processo fica cancelado.

Observações Importantes:
No ato da inscrição, o requerente deverá apresentar os documentos especificados no Edital 004/2016-PROGRAD.
A inscrição será feita pessoalmente e exclusivamente no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do Câmpus onde o curso para o qual o requerente pretende revalidação é ofertado, nos endereços e horários especificados no Edital 004/2016-PROGRAD.
O requerente que obtiver o parecer favorável para a revalidação do diploma deverá realizar o pagamento da Taxa de Registro de Diploma Revalidado, conforme valor especificado no Edital 004/2016-PROGRAD, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser paga somente no Banco do Brasil.

A GRU pode ser obtida no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do Câmpus, bem como impresso pelo requerente nos links abaixo:

Informações adicionais:

Para esclarecimento de dúvidas, favor entrar em contato com:


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