DIRAGI - Diretoria da Agência de Inovação

Logo AGINT

Agência de Inovação da UTFPR, criada em 25 de maio de 2007 por meio da deliberação 05/2007 do Conselho Universitário, é responsável pela Propriedade Intelectual na universidade. A Agência está vinculada à Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC).

A Agência de Inovação tem como objetivo identificar oportunidades e incentivar a inovação, como nicho de mercado, amparados pela Proteção Intelectual, por meio da transferência de tecnologia.

Cabe à Agência de Inovação, na medida do interesse institucional, apoiar a transferência de tecnologia, estimular o patenteamento e o registro das demais criações intelectuais, promovendo o marketing e auxiliando o pesquisador no licenciamento, cessão ou transferência de tecnologias desenvolvidas.

Atuando desta forma, a Agência visa trazer maior interação da Universidade com o mercado de trabalho, contribuindo, desta maneira, para o desenvolvimento econômico e tecnológico de toda a sociedade.

Para isto, irá apoiar a constituição de núcleos de competências conectados com a necessidade de mercado, potencializados para a prestação de serviço, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, de forma sustentável, visando o crescimento do ensino, da pesquisa e da extensão da UTFPR .

Missão

Promover a articulação de parcerias da UTFPR com empresas, órgãos governamentais e demais organizações da sociedade, com foco na inovação e empreendedorismo, criando oportunidades de transferência de tecnologia das atividades de pesquisa, ensino e extensão contribuindo com o desenvolvimento social e tecnológico amparados pela Proteção Intelectual.

Visão

Ser reconhecida como agente inovador do conhecimento e da transferência de Tecnologia, amparados pela Proteção Intelectual, em benefício da sociedade.

• Tecnologia;
  • Desenvolvimento Humano (Respeito às pessoas, Responsabilidade social);