Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

O Curso

 

 

O projeto de abertura do curso de Engenharia Ambiental da UTPFR, Câmpus Francisco Beltrão, foi aprovado pelo COEPP em 12 de setembro de 2008, pela resolução 088/08. A primeira turma do curso de Engenharia Ambiental ingressou em março de 2009. O curso possui duração de 10 semestres (5 anos), sendo ofertado no período integral (matutino e vespertino) com 44 vagas semestrais. Em 2014, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito 4. Em 2018 o curso passou pela Renovação do Reconhecimento do Curso, no qual alcançou a nota máxima, o conceito 5, demostrando que o curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, campus Francisco Beltrão é de excelência.

 

Em 2011 o curso passou por uma reformulação, aprovada pelo COGEP , por meio da Resolução n° 004/2011. A matriz do curso passou por novo ajuste em 2014 aprovado pela Resolução n° 026/2014.

A carga horária do curso atualmente é integralizada por 4345 horas de atividades, distribuídas em:

  • 3501 horas de disciplinas básicas e profissionalizantes obrigatórias;

  • 144 horas de disciplinas optativas;

  • 120 horas de trabalho de conclusão de curso;

  • 400 horas de estágio curricular obrigatório;

  • 180 horas de atividades complementares.

 

A administração do curso está estruturada na Coordenação de Engenharia Ambiental (COEAM) e no Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental (DAEAM). A COEAM tem como principal atribuição acompanhar as atividades pedagógicas, em contato com os acadêmicos do curso, enquanto que o DAEAM acompanha as atividades dos docentes lotados no departamento e demais atividades administrativas referentes ao curso.

 

O acesso a qualquer curso de graduação da UTFPR é através das seguintes formas:

  • Sistema de Seleção Unificada (SISU-MEC);

  • Transferência interna ou externa, na existência de vagas remanescentes nos cursos, estas são ofertadas à comunidade interna ou externa por intermédio de edital específico.

  • Para portadores de diploma de cursos de graduação existe a oportunidade de ingressar por meio de edital de aproveitamento de curso.

 

O Curso de Engenharia Ambiental recebe estudantes de diversas regiões do país, contudo, a grande maioria dos alunos regularmente matriculados são da região oeste e sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. Este panorama demonstra a importância da formação de Engenheiros Ambientais capacitados de forma a atender a demanda local e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da região.

 

Documentos importantes relacionados ao curso:


Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental - Versão 2018

Resolução n° 088/2008 - Abertura do Curso de Engenharia Ambiental

Resolução n° 004/2011 - Ajuste do Projeto do Curso

Resolução n° 026/2014 - Ajuste do Projeto do Curso

Portaria de Reconhecimento do Curso de Engenharia Ambiental - 2014