Você está aqui: Página Inicial franciscobeltrao Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Maio Grupo de Foguetes Tsiolkovsky da UTFPR Francisco Beltrão participa do IV Festival Brasileiro de Minifoguetes

O Grupo de Foguetes Tsiolkovsky da UTFPR Francisco Beltrão, participou no domingo (30), do IV Festival Brasileiro de Minifoguetes em Curitiba.  O grupo é composto por professores da universidade e alunos do curso de Engenharia Química, de Francisco Beltrão e Engenharia Mecânica, de Pato Branco.

O grupo iniciou as preparações para o festival em setembro de 2016, durante esse período foram realizados testes estáticos, lançamentos e melhorias no protótipo. Para o professor Jonas Joacir Radtke, o projeto auxilia os alunos pois “agrega conhecimentos de física, matemática, informática, desenvolvimento de projetos e desafios importantes na formação de um engenheiro”.

A aluna Andreia Dagostini, do curso de Engenharia Química, conta que "desenvolvendo as atividades do projeto lidamos com problemas reais da vida de um engenheiro e isso acrescenta muito para nossa formação. Além disso precisamos sempre pensar em novas ideias para melhorar o que já temos, assim colocamos em pratica o que aprendemos em sala de aula", enfatizou.

Nos testes o minifoguete alcançou 507 metros de altura. De acordo com o professor Jonas Joacir Radtke “esses resultados estão sob análise da Associação Brasileira de Minifoguetes e podem significar um novo recorde brasileiro de precisão de altitude na categoria”, afirmou o professor.

Os integrantes do Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT) são:

Professores:

Guilherme Bertoldo

Jonas Joacir Radtke

Claudio Roberto Novello

Alunos da Engenharia Química do Câmpus Francisco Beltrão:

Andréia Dagostini

Bruce Paiva Duarte

Diones Joel Kniecik

Douglas Gabriel Pertile

Fabio Henrique Bastiani

Fabio Soares Fabian