Você está aqui: Página Inicial franciscobeltrao Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Maio Grupo de Foguetes Tsiolkovsky da UTFPR Francisco Beltrão participa do IV Festival Brasileiro de Minifoguetes

Grupo de Foguetes Tsiolkovsky da UTFPR Francisco Beltrão participa do IV Festival Brasileiro de Minifoguetes

O Grupo de Foguetes Tsiolkovsky da UTFPR Francisco Beltrão, participou no domingo (30), do IV Festival Brasileiro de Minifoguetes em Curitiba.  O grupo é composto por professores da universidade e alunos do curso de Engenharia Química, de Francisco Beltrão e Engenharia Mecânica, de Pato Branco.

O grupo iniciou as preparações para o festival em setembro de 2016, durante esse período foram realizados testes estáticos, lançamentos e melhorias no protótipo. Para o professor Jonas Joacir Radtke, o projeto auxilia os alunos pois “agrega conhecimentos de física, matemática, informática, desenvolvimento de projetos e desafios importantes na formação de um engenheiro”.

A aluna Andreia Dagostini, do curso de Engenharia Química, conta que "desenvolvendo as atividades do projeto lidamos com problemas reais da vida de um engenheiro e isso acrescenta muito para nossa formação. Além disso precisamos sempre pensar em novas ideias para melhorar o que já temos, assim colocamos em pratica o que aprendemos em sala de aula", enfatizou.

Nos testes o minifoguete alcançou 507 metros de altura. De acordo com o professor Jonas Joacir Radtke “esses resultados estão sob análise da Associação Brasileira de Minifoguetes e podem significar um novo recorde brasileiro de precisão de altitude na categoria”, afirmou o professor.

 

Os integrantes do Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT) são:

 

Professores:

Guilherme Bertoldo

Jonas Joacir Radtke

Claudio Roberto Novello

 

Alunos da Engenharia Química do Câmpus Francisco Beltrão:

Andréia Dagostini

Bruce Paiva Duarte

Diones Joel Kniecik

Douglas Gabriel Pertile

Fabio Henrique Bastiani

Fabio Soares Fabian

João Pedro do Prado

Leon Silva Erhard

 

Aluno da Engenharia Mecânica do Câmpus Pato Branco:

Jovani Antonio Cossa

Atualizado em: 05/05/2017

Ações do documento