Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial franciscobeltrao Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Setembro Coordenadores participam de Fórum promovido pelo Crea-PR

Coordenadores participam de Fórum promovido pelo Crea-PR

Os coordenadores dos cursos de Engenharia Ambiental, Denise Szymczak, e Engenharia Química, André Zuber, participaram do 24º Fórum dos Docentes, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O evento tem como objetivo aproximar coordenadores de cursos de Engenharias, Agronomia e Geociência ao Conselho. O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto na Faculdade de Pato Branco (Fadep).

De acordo com o professor André Zuber, o fórum contou com a abordagem de vários temas, um deles foi a proposta que o órgão tem de cadastrar todos os cursos de graduação em engenharia do Paraná. Com base nisso, será possível analisar as grades curriculares dos cursos e garantir que todas as atribuições pertinentes ao engenheiro formado naquela instituição estejam garantidas. Além disso, caso algum curso não contemple em sua carga horária disciplinas para conferir ao Engenheiro uma determinada atribuição, mudanças na grade poderão ser pensadas.  Outro tema abordado, refere-se ao CREA-Jr e o auxílio na implantação de empresas juniores no Paraná.

Segundo o professor André Zuber “após o reconhecimento do curso de Engenharia Química da UTFPR de Francisco Beltrão, a coordenação tem a intenção de fazer o registro junto ao CREA para confirmar que todas as atribuições de um engenheiro químico estão sendo oferecidas em nosso curso”. Ainda no que se refere a implantação da empresa Junior, no curso de Engenharia Química já existem alguns alunos que estão trabalhando na implantação da empresa EQlibrium. “Com a sessão sobre esse tema foi possível esclarecer dúvidas relacionadas a documentação requerida no processo, definição de responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços, e apresentação de empresas implantadas de sucesso”.

A coordenadora Denise afirma que o principal objetivo em sua participação foi a atualização. “Precisamos estar em constante atualização para repassar aos nossos alunos. Há novas resoluções e interpretações que afetam as questões da atividade profissional dos egressos”, destacou. Outra novidade é que o Conselho está estudando formas de emitir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) específica para que as empresas juniores possam assinar.

Atualizado em 14/09/2017

Ações do documento