Estrelados

Ambiental e Informática ganham destaque no Guia do Estudante

Os cursos de Engenharia Ambiental e Licenciatura em Informática da UTFPR de Francisco Beltrão foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), publicado anualmente pela Editora Abril.  Eles constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. A Engenharia recebeu três estrelas e a Licenciatura quatro estrelas.

A avaliação faz parte do ranking Melhores Universidades do Guia, que atribui cinco estrelas para os cursos considerados 'excelentes', quatro estrelas para os cursos considerados 'muito bons' e três estrelas para os cursos considerados 'bons'.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Informática, Maici Duarte Leite, afirma que o resultado é um esforço dos professores que compõem o Curso, inclusive dos afastados para o doutorado, e de todos os coordenadores que já passaram pelo curso. “A Licenciatura vem crescendo e dando excelente contribuições tanto em Francisco Beltrão como nas cidades vizinhas onde residem nossos alunos, por meio do Pibid (Programa de Iniciação à Docência), estágios, projetos de extensão e pesquisa”, destacou.

Para a coordenadora da Engenharia Ambiental, Denise Szymczak, o resultado traz um sentimento de felicidade e dá ânimo para buscar um conceito ainda melhor. “As três estrelas são fruto dos esforços dos professores que lutam pelo curso, conseguem investimentos, parcerias com outras instituições o que fortalece inclusive a nossa pesquisa”, destacou.

Entenda as Estrelas

De acordo com o site do Guia do Estudante, além de outros requisitos para ser avaliado o curso precisa ter a data de conclusão do curso de alunos antes de 2014. Há a identificação dos cursos que serão avaliados e atualização dos dados feitos pela equipe do GE, por meio de questionário. A redação do GE aciona uma equipe de 8.107 pareceristas – coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar” (em que é buscada uma nova nota). Cada curso recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas.

Atualizado em 04/09/2017

Ações do documento