Você está aqui: Página Inicial franciscobeltrao Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Orquestra e Coral da UTFPR gravam em estúdio pela primeira vez

Orquestra e Coral da UTFPR gravam em estúdio pela primeira vez

O clipe da música Casinha Ribeirinha, da banda Paraná Blues com participação do Coral e Orquestra da UTFPR de Francisco Beltrão, vai ganhando forma, vozes e sons. Nos últimos dias, os dois conjuntos da universidade, que são regidos pelo maestro Mauro César Cislaghi, fizeram a captação do áudio no estúdio Musical Box, em Pato Branco.
Para muitos dos 30 músicos que compõem ambos os grupos, entrar em estúdio foi novidade. "Para alguns, é um desafio. A maioria dos integrantes do coral nunca tinham gravado num estúdio, mas está indo legal", comenta Mauro.

Além do ineditismo, outro desafio, desta vez para a orquestra, é gravar separados os grupos de instrumentos devido ao tamanho da sala do estúdio. "Primeiro gravamos o piano, depois os violinos, depois o cello (violoncelo), depois a flauta, acordeons, o glocknspiel e por último a percussão. No Coral, gravamos por naipes: primeiro baixos, depois tenores, contraltos e, por último, os sopranos", conta. 

Mais uma novidade à qual muitos músicos estão precisando se adaptar é a utilização do metrônomo, uma espécie de relógio que demarca os compassos musicais. "Como a gente está gravando por grupo de instrumentos e de voz, a gente utiliza a marcação rítmica para todos seguirem o mesmo andamento, o que é bom no sentido rítmico, mas às vezes inibe um pouco a interpretação", analisa Mauro. 

A banda Paraná Blues ainda precisa gravar sua participação antes dos áudios serem enviados a São Paulo para masterização. Depois disso, o som deve ser editado sobre o vídeo gravado na Capela Santa Catarina (Igreja de Pedra) no início do mês. O videoclipe deve ser lançado no primeiro bimestre de 2017. O novo arranjo de Casinha Ribeirinha - com coral, orquestra e banda - também será incluído no novo CD da banda Paraná Blues.

Fonte: Jornal de Beltrão

Atualizado em 20/12/2016

Ações do documento