Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Curso de programação em "C"

CURSO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO “C”

 

Data: 06/03/2015 a 22/05/2015

Horário: 18:30 às 19:30

Carga horária: 20 horas (10h presenciais e 10h EAD)

O curso será ministrado nas sextas-feiras

Investimento: R$ 50,00 (cinquenta reais)

Forma de pagamento: Pagamento via GRU

Local: Laboratório de Informática da UTFPR – Câmpus Francisco Beltrão

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Windows ou Linux

 

Professor: Flávio de Almeida e Silva

 

- Inscrições Encerradas

 

 

Conteúdo programático

Conceitos Básicos:

a. Definições da Linguagem: compilador, linkeditor, programa principal, função Main;

b. Comando de escrita: printf e similares;

c. Comando de leitura: scanf e similares.

2) Variáveis, tipos de Dados e Comando de Seleção:

a. O que são Variáveis e como declará­las;

b. O que são tipos de dados;

c. Comando de seleção IF.

3) Continuação do Comando IF e Comando de Seleção Switch­Case:

a. Comando IF­ELSE (composto e Aninhado);

b. Operadores Relacionais e Lógicos;

c. Comando Switch­Case.

4) Comando de Repetição: While

a. Comando while com condição simples;

b. Comando while com condição composta.

5) Comando de Repetição: do­while e For

a. Comando do­while

b. Comando FOR

i. Com apenas um elemento de inicialização, comparação e incremento ou decremento.

ii. Com mais de um elemento de inicialização, comparação e incremento ou decremento.

iii. Sem elementos na inicialização, comparação e incremento/decremento.

6) Vetores e Matrizes:

a. O que são vetores;

b. Índice de um vetor;

c. O que são Matrizes;

d. Índices de matrizes bidimensionais;

e. Matrizes multidimensionais.

7) Funções sem retorno de valores e com parâmetros:

a. O que são funções;

b. O que são parâmetros;

c. Parâmetros por valor e por referência.

8) Funções com retorno de valores:

a. Chamar uma função com retorno de valores;

9) Estruturas e Ponteiros:

a. O que são estruturas;

b. Como manipular uma estrutura utilizando vetores e matrizes;

c. O que são ponteiros;

10) Alocação dinâmica e Arquivos:

a. O que é alocação dinâmica;

b. Como manipular memória;

c. Como gravar e recuperar informações em arquivos.