Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

PGRSSS

 

curso_grsss800x549.jpg

     O curso de extensão, promovido pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Francisco Beltrão, abordou todas as etapas necessárias ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos gerados nos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde e foi ministrado pela professora do Curso de Engenharia Ambiental, Marlise Schoenhals.

     O curso reuniu além de profissionais da área da saúde dos municípios da região Sudoeste, acadêmicos de Engenharia Ambiental da UTFPR e de Enfermagem da Unipar. O conteúdo curricular do curso foi enriquecido com uma palestra com a Enfermeira Maria Helena Werlang, do Hospital Regional de Francisco Beltrão, a qual explanou sobre sua experiência na análise de planos de gerenciamento de resíduos de saúde, quando à frente da chefia da Sessão de Vigilância e Saúde da 8.ª Regional de Saúde, bem como sobre o gerenciamento dos resíduos do Hospital Regional.

     Importante contribuição também, do engenheiro químico Luiz Fernando Pijack, da empresa ATITUDE, de Dois Vizinhos – PR, a qual presta serviço na área de resíduos de saúde, este, explanou sobre a estrutura e técnicas empregadas na coleta, transporte, tratamento e disposição final dos RSS e respondeu a vários questionamentos dos alunos do curso.

      Para a Prof.ª Marlise, que ministrou o curso, “A iniciativa da UTFPR em promover um curso nesta área é de suma importância, tendo em vista que é notória a gama de exigências das normas e legislações brasileiras no que se refere ao gerenciamento dos resíduos dos estabelecimentos de saúde”. A professora salientou, no entanto, que, na prática, estas exigências, muitas vezes, não são cumpridas, sendo que a maioria dos estabelecimentos de saúde do país não possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), o que coloca em risco a saúde pública e o meio ambiente.

Ações do documento