Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Apresentação

Informações importantes sobre estágios

O que é o estágio?

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

 

Qual o objetivo do estágio?

O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

 

O estágio pode ser obrigatório ou não.

 

Estágio obrigatório é aquele definido como disciplina no projeto do curso, é requisito para aprovação e obtenção do diploma. É obrigatório o aluno estar matriculado na UTFPR e na disciplina de estágio.

 

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida a carga horária regular e obrigatória. Segundo o Regulamento dos Estágios Curriculares da UTFPR, Art. 7º "O estágio Não Obrigatório pode ser realizado pelos estudantes que estejam matriculados, no mínimo, no 2º período nos cursos da UTFPR".

 

Quem pode contratar estagiários?

As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos, podem oferecer estágio.

 

Qual é a jornada de estágio?

Máximo de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

 

Quais são os documentos necessários?

 

Ações do documento