Você está aqui: Página Inicial Guarapuava Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Dezembro UTFPR dá primeiro passo para fim do papel em seus documentos

UTFPR dá primeiro passo para fim do papel em seus documentos

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, servidores da UTFPR estão recebendo treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O SEI é uma ferramenta que faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e permite produzir, editar, assinar e tramitar processos e documentos dentro de toda a instituição. O objetivo é reduzir custos, integrar os sistemas, reduzir tempo e alinhar os serviços.

Este primeiro treinamento está sendo dado aos componentes da comissão designada para implantação do sistema na UTFPR. A previsão é de que até julho do próximo ano o SEI já esteja em funcionamento na instituição.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) e foi adotado pelo Governo Federal para ser utilizado por diversos órgãos públicos. Um dos que já utiliza o sistema é o Ministério Público Federal que, com o SEI, conseguiu uma economia de R$ 1 bilhão. Outros exemplos são o Ministério da Integração Nacional com economia de R$ 2 milhões e a Universidade Nacional de Brasília (UNB) - pioneira na implantação nas instituições de ensino superior- de R$ 600 mil.

Participaram da abertura do treinamento a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa, e o assessor de Planejamento e Finanças da instituição, João Paulo Aires. A vice-reitora relatou a importância da implantação deste sistema em toda a instituição já que ele elimina o uso do papel e reduz custos de forma significativa.

O treinamento está sendo ministrado pelo coordenador do projeto de implantação do SEI na Universidade de Brasília (UNB), Rodrigo de Freitas Nogueira, e pelo analista de Tecnologia de Informação da UNB e membro da comissão de implantação, Edmilson Cosme da Silva.

Atualmente, mais de 27 instituições de ensino superior, incluindo institutos e universidades federais, já implementaram ou estão em processo de implementação do sistema.

Atualizado por Ascom-Gp - Em 15/12/2016