Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial Guarapuava Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Aluno de Engenharia Mecânica desenvolve forno de fundição

Aluno de Engenharia Mecânica desenvolve forno de fundição

O metal que pode ser fundido é o tarugo de alumínio

O aluno de Engenharia Mecânica, Franscisco Ratusznei, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Silvia do Nascimento Rosa, desenvolveu um forno de fundição de tarugos de alumínio, com a utilização de gás, resultante de estágio.

O objeto principal do estágio foi o desenvolvimento e construção de um forno refratário para o processo de fundição de alumínio, bem como acessórios indispensáveis ao processo como, por exemplo, o cadinho e o maçarico para gás liquefeito de petróleo (GLP).

O projeto e construção do forno levaram em conta a disponibilidade e aplicabilidade dos materiais. De início foi feita uma seleção dos materiais disponíveis e da possibilidade de compra e construção dos demais componentes.

Este projeto ainda, contou com a participação dos técnicos de laboratório Lucas Franco Wrege, Adriana do Nascimento e Silva, e João Marcos Lemes Valezi, e também a colaboração do Professor Sérgio Hul.

Atualizado por Ascom-Gp - Em 02/01/2017