Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial londrina Cursos Extensão Desenvolvimento de Sites com Padrões Web

Desenvolvimento de Sites com Padrões Web

ATENÇÃO: as informações abaixo é referente a turma 3, aberta em 2009. No momento, não há previsão de aberturas de novas turmas em razão da oferta da Especialização em Desenvolvimento Web.

Se você deseja ser avisado sobre novas turmas deste curso de extensão, preencha nosso cadastro de interesse.

Curso de Desenvolvimento de Sites com Padrões Web - Foco em Acessibilidade e Usabilidade.

Programa do Curso

Padrões Web são especificações abertas, desenvolvidas pelo World Wide Web Consortium (W3C), para aumentar a interoperabilidade dos produtos para Web. As recomendações do W3C são desenvolvidas por grupos de trabalho formados por membros do consórcio e experts convidados, baseados em um consenso comum de companhias e organizações interessadas na criação de aplicações web.

Os benefícios de se desenvolver sites segundo os padrões web:

  • Páginas em conformidade com os padrões web terão grande visibilidade em resultados de buscas na Web. Graças a sua estruturação, facilitam e fornecem informações detalhadas aos mecanismos de busca, resultando em uma indexação mais apurada.
  • Os softwares, quer instalados do lado do cliente quer do lado do servidor terão maior facilidade em entender a estrutura de documentos em conformidade com os padrões. Permitindo, inclusive, que os navegadores antigos entendam a estrutura básica dos documentos. Mesmo que eles sejam incapazes de entender as mais recentes e sofisticadas implementações dos padrões, estarão aptos a renderizar os conteúdos do site.
  • Documentos conformes são mais facilmente convertidos para outros formatos, tais como bancos de dados ou documentos texto e planilhas. Isto possibilita maior versatilidade no uso das informações contidas em uma página da web, e simplifica a migração para novos sistemas - hardware bem como software - incluindo dispositivos como TVs e PDAs.

Acessibilidade é um conceito atrelado a variados padrões web, especialmente ao HTML. Significa não somente acesso à web para pessoas portadoras de necessidades especiais, como também à usuários com browsers não convencionais, incluindo-se aí os browsers de voz, que lêem os documentos para pessoas com restrições visuais, os browsers Braille que convertem textos para a escrita Braille, os browsers portáteis com monitores minúsculos, as tela para tele-textos e demais dispositivos não usuais.

Usabilidade é a medida de qualidade e eficiência da experiência do usuário com um determinado produto, que pode ser desde um rádio-relógio até uma página da Internet. No conceito Web, define-se por um design que ajuda o internauta a encontrar informações, serviços e produtos de forma intuitiva.

Projetar páginas web em conformidade com os padrões reduz o tempo de desenvolvimento e de manutenção. Não há preocupações com codificação e manutenção de várias versões do mesmo código. Uma só versão do site é suficiente. Além disso, focar em acessibilidade e usabilidade garante com que seu site seja aproveitado por mais pessoas e utilizado de forma mais simples e eficiente por todos, gerando satisfação ao usuário.

Público-Alvo

Este curso destina-se à profissionais de agências digitais, empresas de tecnologia da informação, estudantes da área de TI, webmasters de órgãos governamentais, técnicos e analistas da UTFPR.

Recomenda-se, para um melhor aproveitamento do curso, que o aluno já tenha prévio conhecimento de HTML e CSS.

Professor

Thiago Prado de Campos é bacharel e mestrando em Ciência da Computação e especialista em Desenvolvimento de Aplicações para Web; especialista em Tecnologia Java; membro da Associação Paranaense das Agências Digitais (APRADi) e tem experiência em desenvolvimento de sites deste 2000, quando fundou sua própria agência. Atualmente é responsável pelo site e intranet da UTFPR Campus Londrina e colaborador no projeto Padrões Brasil e-gov.

Realização

Dias: aos Sábados

Horário: 08h às 12h e 13h30 às 17h30

Carga Horária: 120 horas

Conteúdo

  • Introdução ao Desenvolvimento Web: História e infra-estrutura da Internet, características de um documento hipermídia, introdução aos padrões web e W3C;
  • Projeto: Fases de Desenvolvimento de Sites, Metodologias de Planejamento e Projetos e Modelo de Desenvolvimento em Camadas;
  • Camada de Conteúdo: Linguagens HTML, XML, XHTML, RSS, Sitemap, Web Semântica e Microformatos;
  • Camada de Apresentação: Princípios do Design para Web, Motor de Layout, CSS (box model, propriedades e técnicas) e Diferença entre Navegadores.
  • Camada de Comportamento: Ecmascript (JavaScript), Document Object Model (DOM) e frameworks (JQuery e Ajax Básico).
  • Acessibilidade: Diretrizes e Recomendações, Níveis, Documentos e Normas do Governo Brasileiro, Validação e Ferramentas;
  • Usabilidade: Conceitos e Princípios, Diretrizes e Recomendações, Testes e Ferramentas;
  • Tecnologias Futuras: Navegadores e Experiência do Usuário, HTML 5 e CSS 3.

Inscrições

Não há inscrições abertas para novas turmas.

Certificado

UTFPR - Campus Londrina conferirá certificado ao participante que apresentar freqüência mínima de 75% das aulas ministradas e mínimo de 70% de aproveitamento dos conteúdos apresentados.

Apoio

Este curso é recomendado pela Associação Paranaense das Agências Digitais (APRADi)..

Ações do documento