Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial londrina Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2011 Fórum Estadual de Educação, dia 04 de Junho, debates em Londrina

Fórum Estadual de Educação, dia 04 de Junho, debates em Londrina

As Sessões de Debate promovidas pelo Fórum Estadual de Educação tiveram início no dia 23 de maio com o objetivo de discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011/2020. A primeira sessão ocorreu no Campus Curitiba da UTFPR  e outras Sessões de Debate ocorrerão em várias cidades do Estado do Paraná até dia 20 de junho, com encerramento em Curitiba.

As Sessões de Debate terão grupos de trabalho divididos de acordo com as metas propostas pelo PNE, seguidas de uma plenária de sistematização e acontecerão nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Sudoeste, Oeste, Norte Novo, Paraná Centro, Norte Velho e Campos Gerais.

A cidade de Londrina sediará a Sessão de Debate do Norte Novo no dia 04 de junho de 2011, das 8h30min às 17h30min,  na Universidade Estadual de Londrina.

Durante o encontro, espera-se contar com a participação de toda a sociedade paranaense: representantes das instituições de ensino superior, da educação básica, da educação profissional, parlamentares, associações, entidades de classes, movimentos sociais e estudantes. Na sessão final em Curitiba, serão entregues ao relator do Projeto de Lei, Deputado Federal Ângelo Vanhoni, representantes do Governo Federal e demais parlamentares, as contribuições do Fórum Estadual de Educação colhidas por meio deste amplo debate.

O Fórum Estadual de Educação foi criado no dia 06 de maio de 2011 para realizar debates sobre o PNE 2011/2020, com o objetivo de conduzir e articular as discussões que subsidiarão a elaboração do Plano Estadual, dos Planos Municipais e das Conferências Estaduais de Educação, de forma a atender os anseios da sociedade paranaense. Acompanhe as ações do Fórum Estadual de Educação pelo site http://www.pne.ufpr.br/ .

Fruto de discussões realizadas desde 2009, em conferências municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e na Conferência Nacional de Educação, o novo PNE (projeto de lei 8.035/2010) foi encaminhado à Câmara dos Deputados no dia 20 de dezembro de 2010 pelo governo federal. No projeto, são definidos dez diretrizes, 20 metas e 171 estratégias para alcançá-las, bem como os princípios e os prazos da proposta.

Após aprovado pelo Congresso e durante a implementação do PNE, a União deverá promover a realização de pelo menos duas conferências nacionais de educação até o final da década, com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar e monitorar a execução do PNE 2011/2020 e subsidiar a elaboração do PNE para o decênio 2021/2030.

O Fórum Nacional de Educação, a ser instituído no âmbito do Ministério da Educação, articulará e coordenará as conferências nacionais de educação.

Confira mais informações! 

 

Adaptado da página da Reitoria