Você está aqui: Página Inicial londrina Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Pesquisa de Comprometimento da Renda e Nível de Endividamento da Família Londrinense

Pesquisa de Comprometimento da Renda e Nível de Endividamento da Família Londrinense

 

O professor Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci, do Departamento Acadêmico de Engenharia da Produção, com apoio da Empresa Júnior de Engenharia de Produção, da UTFPR Câmpus Londrina, realizou uma pesquisa da Comprometimento da Renda e Nível de Endividamento da Família Londrinense, tendo como referência o mês de novembro de 2016.

O Objetivo da pesquisa foi trazer informações que sinalizem aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

O Levantamento foi realizado entre os dias 23 e 28 de novembro. A pesquisa está centrada em dois indicadores: comprometimento da renda familiar e dívidas da família. No primeiro indicador, foi identificado o quanto do valor recebido pela família está sendo absorvido com o pagamento de contas. Já no segundo, os dados revelam o quantitativo de contas que não puderam ser pagas na data de seu vencimento.

O percentual de famílias que relataram algum nível de comprometimento da renda foi de 64,3%, sendo que o tipo de compromisso de maior relevância foi com o cartão de crédito, com 33%, seguido de financiamento de carro com 8,4% e financiamento da casa com 7,9%.

Confira os resultados da pesquisa na íntegra!

 

Atualizado em 09/12/2016

Ações do documento