Você está aqui: Página Inicial Medianeira Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Câmpus deposita pedido de patente junto ao INPI

Câmpus deposita pedido de patente junto ao INPI

No início do  mês de julho, a UTFPR Câmpus de Medianeira realizou o depósito do pedido de patente de um modelo de utilidade, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em regime de co-titularidade com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O modelo, intitulado “UTILIZAÇÃO DO CATALISADOR BIFUNCIONAL PT/AL-SBA-15 NA HIDROISOMERIZAÇÃO DE RESÍDUOS PESADOS PROVENIENTES DA SÍNTESE DE FISCHER-TROPSCH”, é um dos frutos do trabalho de doutorado da docente Dra. Elciane Regina Zanatta, que teve como colaboradores o professor orientador Dr. Pedro Augusto Arroyo, da UEM e o docente Dr. Murilo Pereira Moisés, do Câmpus de Apucarana.

Este depósito de patente de modelo de utilidade refere-se ao uso do catalisador bifuncional Pt/Al-SBA-15, na reação de hidroisomerização dos resíduos pesados (n-C16) provenientes da Síntese de Fischer – Trospch. Estes produtos isomerizados servem como base para lubrificantes de última geração e alto desempenho.

Os pesquisadores agradecem ao empenho das Agências de Inovação do Câmpus de Medianeira e de Curitiba da UTFPR, bem como aos envolvidos no Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM.