Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Destaque

Pesquisadores do câmpus recebem prêmio em evento nacional
Destaque

Professores do Grupo de Pesquisa LATECOM

O Grupo de Pesquisa de Análises Térmicas e Espectrométricas de Combustíveis e Materiais (LATECOM) do Câmpus Medianeira da UTFPR, desenvolveu um trabalho conjunto, em parceria internacional com pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidad Nacional del Nordeste no Laboratorio de Estructura Molecular Y Propriedades (UNNE), o qual recebeu o PRÊMIO ARRHENIUS 2017 da Sociedade Brasileira de Catálise. A entrega do prêmio aconteceu durante o 19° Congresso Brasileiro de Catálise, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Paulo Rodrigo Stival Bittencourt, professor do Departamento de Química do câmpus e respnsável pelo Grupo LATECOM, explica que a pesquisa ora premiada, buscou descrever mecanismos de reação químicas que facilitam a compreensão da produção de ésteres alquílicos catalisados por sólidos ácidos (zeólitas), usados na indústria petroquímica, pela modelagem molecular, em comparação aos experimentos realizados no câmpus.

Ao comentar sobre a premiação, o professor Paulo enaltece que “o resultado é recompensador, pois temos parte da consagração das tecnologias desenvolvidas em nossa instituição, o que revela a vitalidade das pesquisas realizadas no câmpus.” O professor também destaca e agradece a atuação comprometida de toda a equipe de pesquisadores, fundamental para o resultado obtido.

Paulo prossegue explicando que, devido ao grande interesse em inúmeros processos catalíticos e à alta complexidade em sistemas sustentáveis e economicamente viáveis, há uma relação intensa entre universidades brasileiras e a UNNE (Argentina), cujos grupos de pesquisas estão centrados na ciência, tecnologia e inovação.

O trabalho foi apresentado pelo doutorando Gláucio José Gomes (UEM) e orientado pelo Dr. Paulo Rodrigo Stival Bittencourt, Dr. Fernando Reinoldo Scremin e Dra. Michelle B. Costa (UTFPR), sob direção da Dra. María Fernanda Zalazar e Dra. Nélida M. Peruchena (UNNE) e apoio do Dr. Pedro A. Arroyo (UEM).

Ações do documento